Sábado – Pense por si

Europeias: PS pode chegar aos dez eurodeputados, CDU perde dois

01 de março de 2019 às 10:06
As mais lidas

Sondagem coloca socialistas com 39,2% das intenções de voto. PSD e CDS mantêm os seus representantes, enquanto que Bloco sobe e CDU desce na projeção.

O Partido Socialista pode chegar aos dez eurodeputados nas próximas eleições europeias, de acordo com a projeção sobre a futura constituição da assembleia europeia divulgada hoje pelo Parlamento Europeu, que dá aos socialistas 39,2% das intenções de voto dos portugueses.

A projeção divulgada esta sexta-feira melhora o resultado dos socialistas, atribuindo-lhe mais um assento na assembleia europeia do que a primeira sondagem apresentada pelo Parlamento Europeu (PE) em 18 de fevereiro, na qual recolhiam 38,5% das intenções de voto.

O PS, que tem em Pedro Marques o seu cabeça de lista às europeias, conseguiria eleger dez eurodeputados, mais dois do que na atual legislatura, enquanto os sociais-democratas, liderados por Paulo Rangel, manteriam os atuais seis representantes, com 26,2%.

A grande derrotada desta nova projeção do PE é a CDU, que une Partido Comunista e Verdes numa lista liderada por João Ferreira, e que, com uma queda acentuada das intenções de voto (dos 13,4% de 18 de fevereiro para os 6,8% de hoje), perderia dois dos seus atuais representantes, para ficar apenas com um.

Em recuperação está o Bloco de Esquerda, que sobe dos 7,5% da primeira projeção para os 9,6% e, assim, pode eleger mais um eurodeputado, além da sua cabeça de lista, Marisa Matias.

Inalterado permanece o número de assentos projetados para o CDS-PP que, com 10% das intenções de voto, elegeria um segundo eurodeputado para acompanhar Nuno Melo.

O PAN, com 2,7% de intenções de votos, e o Aliança, com 1,7%, são os outros partidos mencionados na sondagem, que dá 3,8% a 'outros' partidos.

Esta é a segunda de uma série de projeções que serão reveladas quinzenalmente pelo Parlamento Europeu até às eleições de 23 a 26 de maio.

A projeção divulgada hoje pelo PE recorre a uma sondagem da Aximage, realizada entre 05 e 10 de fevereiro, na qual foram efetuadas 602 entrevistas telefónicas, sendo a margem de erro de 4%.

Na metodologia do PE, as respostas de indecisos e não votantes são eliminadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.