Sábado – Pense por si

Europeias: PS é o mais votado com 33,38% e seis eurodeputados às 1h20

27 de maio de 2019 às 02:00
As mais lidas

O PSD foi a segunda força política mais votada, com 21,94% dos votos e quatro mandatos. Com 9,82% dos votos, o Bloco de Esquerda elegeu, pelo menos, dois eurodeputados.

O PS é a força política mais votada, com 33,38% dos votos e seis eurodeputados, nas eleições europeias de domingo, quando faltam apurar os resultados de nove consulados e atribuir seis mandatos, segundo dados oficiais.

Segundo dados divulgados, cerca das 1h20 pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o PSD foi a segunda força política mais votada, com 21,94% dos votos e quatro mandatos.

Com 9,82% dos votos, o Bloco de Esquerda elegeu, até ao momento, dois eurodeputados.

A CDU conquistou 6,88% dos votos, elegendo um deputado ao Parlamento Europeu, tal como o CDS-PP (6,19%) e o PAN (5,08%).

Por atribuir estavam, à mesma hora, seis mandatos, pendentes dos resultados por apurar dos consulados de África do Sul, Austrália, Alemanha, Macau, Hungria, Índia, Marrocos, Reino Unido, Zimbabué.

A abstenção estava, à mesma hora, nos 68,6%, dois pontos percentuais acima dos 66,16% de 2014.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.