NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A novidade foi dada pelo secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, em Olhão, durante as comemorações do 11.º dia nacional do bombeiro profissional.
O Governo espera ter o estatuto do bombeiro profissional aprovado até ao final do ano, disse esta terça-feira o secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, em Olhão.
Falando nas comemorações do dia do bombeiro profissional, realizadas terça-feira na cidade algarvia, o governante prometeu ao presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, ter esse trabalho feito até ao final do mês para que o sector se possa pronunciar.
"Hoje sabemos que há sapadores bombeiros em múltiplos municípios - casos de Lisboa, Porto, [Vila Nova de] Gaia, Braga Coimbra, Setúbal - mas há também múltiplas câmaras municipais que têm bombeiros municipais e não têm carreira definida. Só os sapadores bombeiros, os regimentos que já existem há muitos anos, têm uma carreira", explicou.
Por isso, o Governo prepara uma nova Lei Orgânica da Protecção Civil, que prevê uma carreira única de bombeiro profissional, que abrangerá a administração central e a local, precisou.
"Os municipais não têm carreira, os da administração central, da força especial de bombeiros, que agora vão ficar na função pública por força do PREVPAP [plano de regularização de vínculos precários da Administração Pública] também não têm uma carreira. E esse trabalho está a ser feito, com a colega do emprego público e da segurança social, estamos a fechá-la, a encerrá-la, já temos tudo perfeitamente claro sobre o que pretendemos e esperamos que até ao fim do mês possamos dialogá-la com as entidades representativas, nomeadamente com a ANBP", adiantou.
Questionado sobre a data da eventual aprovação, o governante apontou como meta que "até ao fim do ano esse trabalho seja feito".
"Sinto que podemos antecipar, mas não queria ser demasiado optimista. Mas queremos que seja aprovada o mais rapidamente possível", acrescentou.
Sobre a criação de uma única carreira, Artur Neves considerou ser "vantajoso", porque pode "facilitar que algum bombeiro que queira mudar possa pedir a transferência" da administração central para uma corporação municipal, exemplificou.
O presidente da ANPB, Fernando Curto, já tinha apontado o fim do ano como meta para que o Governo pudesse aprovar o estatuto do bombeiro profissional, no seu discurso durante a cerimónia oficial do dia do Bombeiro, mas no final precisou aos jornalistas os principais motivos por que considera necessária a aprovação de uma matéria ela qual a associação luta já há uma década.
"É sem dúvida muito importante para nós, por dois motivos fundamentais: um deles tem a ver com a organização da nossa estrutura, que está espartilhada pelo país - em bombeiros sapadores, municipais, Força Especial de Bombeiros (FEB) e profissionais de associações humanitárias", disse.
A outra, acrescentou, "porque há mais de 10 anos" que a ANBP "espera que o Governo possa regulamentar e regularizar esta carreira".
"É uma luta que se mantém e queremos concluí-la, esperemos que seja este ano para que possamos ter, tal como as outras forças de segurança, o estatuto que nos é devido por direito próprio", afirmou.
As comemorações do 11.º dia nacional do bombeiro profissional juntaram terça-feira cerca de 250 elementos de 32 corpos de bombeiros sapadores, municipais e voluntários de todo o país, numa cerimónia realizada em Olhão, e que foi presidida pelo secretário de Estado da Protecção Civil.
Lusa/fim
Estatuto do bombeiro profissional pode ser aprovado até ao final do ano
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?