Sábado – Pense por si

Estarão as escolas portuguesas preparadas para receber peregrinos?

Márcia Sobral
Márcia Sobral 17 de julho de 2023 às 08:00

Sindicatos alertam que há mais de 900 escolas públicas de portas abertas para receber os participantes na Jornada Mundial da Juventude e temem constrangimentos. Diretores de escolas recusam ideia e dizem que planeamento está a decorrer "sem problemas".

"Voluntários à força? Não, obrigado!". Este é o mote de um comunicado feito no final do mês passado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (STFPSSRA) que anuncia a publicação de um pré-aviso de greve na sequência da vinda do Papa a Portugal, na Jornada Mundial da Juventude. Em causa está a necessidade de alguns funcionários das escolas públicas terem de colaborar com o evento para assegurar a pernoita de peregrinos nas instituições de ensino.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.