Sábado – Pense por si

Está a chegar a conferência que reúne líderes internacionais e especialistas de referência em Lisboa

Now 14 de junho de 2025 às 11:38
As mais lidas

O evento que assinala o primeiro aniversário do NOW acontece dia 16 de junho, em Lisboa, no Four Seasons Hotel Ritz.

A "The Lisbon Conference", que acontece já no próximo dia 16 de junho, em Lisboa, no Four Seasons Hotel Ritz, reunirá líderes internacionais e especialistas de referência para debater o presente e o futuro das relações transatlânticas entre a Europa e os Estados Unidos da América, com enfoque em áreas críticas como política, defesa, geopolítica, economia e tecnologia.

Conferência em Lisboa sobre Europa e relações transatlânticas
Conferência em Lisboa sobre Europa e relações transatlânticas

O curador do evento será Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia e antigo primeiro-ministro de Portugal, e o já está disponível. Carlos Moedas estará a cargo da abertura institucional. António Costa e José Manuel Durão Barroso falarão ainda na parte da manhã, bem como Theresa May, Devin Nunes e Sir Alex Younger, por exemplo.

Da parte da tarde vai poder ouvir ainda outros nomes de relevo, como Dmytro Kuleba, João Aguiar Machado e Manuel Muñiz.

Algumas das restantes personalidades que marcarão presença no evento são , Presidente do Instituto Robert Schuman, , antigo primeiro-ministro de Itália; , antigo primeiro-ministro francês;  Secretário de Estado dos Assuntos Europeus; , diretor de investimentos da Universidade da Califórnia; , antigo primeiro-ministro francês;

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.