Sábado – Pense por si

Escritor fantasma de Sócrates avaliou candidatos a magistrados

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 09 de fevereiro de 2020 às 12:36

Domingos Soares Farinho foi nomeado membro do júri das orais aos candidatos ao Centro de Estudos Judiciários, em 2008, ao mesmo tempo que era investigado por crimes ligados à Operação Marquês.

Enquanto foi investigado por peculato e falsificação de documentos, por suspeitas de ter sido o verdadeiro autor da tese de José Sócrates que deu origem ao livro "A Confiança no Mundo", o professor de Direito Domingos Soares Farinho integrou o júri das orais aos novos candidatos ao Centro de Estudos Judiciários (CEJ), a escola de magistrados. Foi o próprio director do CEJ, João Silva Miguel, quem através do Aviso 5091/2018, fixou a composição do júri para as "provas da fase oral e da avaliação curricular" do 34º Curso de Formação de Magistrados. Fonte do Centro de Estudos Judiciários, entretanto, fez saber à SÁBADO que os docentes universitários que integram os júris são indicados pelas próprias instituições de ensino e não convidados directamente pelo CEJ.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.