Sábado – Pense por si

Sismo de 2,9 na escala de Richter sentido em Benavente no distrito de Santarém

De acordo com o IPMA, o abalo foi registado pelas 23h59 de sexta-feira nas estações da Rede Sísmica do Continente e o seu epicentro localizou-se próximo de Alcobaça. Abalo não causou danos pessoais ou materiais.

Um sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter foi hoje de madrugada sentido próximo de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo, com epicentro a 20 quilómetros a sul-sudeste de Benavente, foi registado às 03:45 de hoje nas estações da Rede Sísmica do Continente.

Este abalo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Benavente.

Na quinta-feira à noite, foi também registado na Rede Sísmica do Continente um sismo em Alcobaça, no distrito de Leiria, não tendo provocado danos pessoais ou materiais.

De acordo com o IPMA, o abalo foi registado pelas 23:59 nas estações da Rede Sísmica do Continente e o seu epicentro localizou-se próximo de Alcobaça.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada).

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A intensidade máxima II da escala de Mercalli modificada significa que o abalo foi "sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios"

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.