Sábado – Pense por si

Eleições: Raul Castro renuncia à presidência da Câmara de Leiria

07 de outubro de 2019 às 13:41
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Ex-autarca foi eleito deputado pelo PS à Assembleia da República no domingo, com Gonçalo Lopes a assumir em definitivo a liderança do município.

Eleito deputado pelo PS à Assembleia da República no domingo, Raul Castro entregou hoje a sua carta de renúncia à presidência da Câmara de Leiria, como decorre da lei, assumindo Gonçalo Lopes em definitivo a liderança do município.

Em declarações à agência Lusa, Raul Castro afirmou que "cumpriu o formalismo legal" no momento "adequado" e "não quando os outros queriam", referindo-se às críticas dos vereadores do PSD, que por diversas vezes questionam Gonçalo Lopes, em reuniões de Câmara, se era um presidente a prazo.

O ex-presidente do Município de Leiria tinha suspendido o mandato quando o PS entregou a lista oficial para as eleições legislativas e que tinha Raul Castro como cabeça-de-lista.

A suspensão e não renúncia naquele momento fez com que o PSD questionasse esta tomada de posição e tivesse perguntado se Raul Castro não regressaria à Câmara depois das eleições.

Raul Castro disse hoje à Lusa que já se tinha despedido dos funcionários do Município, quando entregou a sua suspensão. Hoje, limitou-se a formalizar a sua situação com a entrega da renúncia.

"Agora vou descansar uns dias e pôr os filmes em dia", revelou, ao adiantar que não vai viver para Lisboa.

Com 31,07% dos votos, o PS conquistou quatro mandatos, mais um do que em 2015. Com este resultado, os socialistas elegeram o ex-presidente de Câmara de Leiria, Raul Castro, a ex-secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, o já deputado eleito por Leiria, António Sales, e o ex-deputado João Paulo Pedrosa, que regressa agora ao parlamento.

Nestas eleições, o PS conquistou ao PSD os concelhos de Bombarral, Peniche e Óbidos, mantendo a vitória, já alcançada em 2015, nos concelhos de Castanheira de Pera, Marinha Grande e Nazaré.

No distrito de Leiria, a vitória foi do PSD, com 33,51% dos votos, o que garantiu cinco mandatos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?