Ex-autarca foi eleito deputado pelo PS à Assembleia da República no domingo, com Gonçalo Lopes a assumir em definitivo a liderança do município.
Eleito deputado pelo PS à Assembleia da República no domingo, Raul Castro entregou hoje a sua carta de renúncia à presidência da Câmara de Leiria, como decorre da lei, assumindo Gonçalo Lopes em definitivo a liderança do município.
Em declarações à agência Lusa, Raul Castro afirmou que "cumpriu o formalismo legal" no momento "adequado" e "não quando os outros queriam", referindo-se às críticas dos vereadores do PSD, que por diversas vezes questionam Gonçalo Lopes, em reuniões de Câmara, se era um presidente a prazo.
O ex-presidente do Município de Leiria tinha suspendido o mandato quando o PS entregou a lista oficial para as eleições legislativas e que tinha Raul Castro como cabeça-de-lista.
A suspensão e não renúncia naquele momento fez com que o PSD questionasse esta tomada de posição e tivesse perguntado se Raul Castro não regressaria à Câmara depois das eleições.
Raul Castro disse hoje à Lusa que já se tinha despedido dos funcionários do Município, quando entregou a sua suspensão. Hoje, limitou-se a formalizar a sua situação com a entrega da renúncia.
"Agora vou descansar uns dias e pôr os filmes em dia", revelou, ao adiantar que não vai viver para Lisboa.
Com 31,07% dos votos, o PS conquistou quatro mandatos, mais um do que em 2015. Com este resultado, os socialistas elegeram o ex-presidente de Câmara de Leiria, Raul Castro, a ex-secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, o já deputado eleito por Leiria, António Sales, e o ex-deputado João Paulo Pedrosa, que regressa agora ao parlamento.
Nestas eleições, o PS conquistou ao PSD os concelhos de Bombarral, Peniche e Óbidos, mantendo a vitória, já alcançada em 2015, nos concelhos de Castanheira de Pera, Marinha Grande e Nazaré.
No distrito de Leiria, a vitória foi do PSD, com 33,51% dos votos, o que garantiu cinco mandatos.
Eleições: Raul Castro renuncia à presidência da Câmara de Leiria
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.