Desde as eleições de 1976, que os votos brancos e nulos nunca tinham somado mais de 5% num círculo eleitoral em Portugal.
Nos círculos eleitorais dos Açores, Coimbra, Guarda e Leiria a soma dos votos brancos e nulos naslegislativasde domingo ultrapassaram, pela primeira vez desde 1976, a fasquia dos 5%.
Segundo o portal EyeData, com base em resultados oficiais e disponível emwww.lusa.pt, desde as eleições de 1976, os votos brancos e nulos nunca tinham somado mais de 5% num círculo eleitoral em Portugal.
No entanto, nestas eleições a soma dos brancos e dos nulos foi superior a 5% em quatro deles: Açores, Coimbra, Guarda e Leiria.
A soma dos votos brancos e nulos é mesmo superior ao resultado da quarta força política nos Açores, na Guarda e em Leiria e da quinta no círculo de Coimbra.
No círculo eleitoral dos Açores, onde a abstenção foi de 63,50%, a soma dos votos brancos (4,70%) com os nulos (1,63%) é de 6,33%.
Os votos em branco nos Açores bateram, aliás, outro recorde nas eleições de domingo: nunca num círculo eleitoral desde as eleições de 1976 tinham os votos em branco ultrapassado os 4%.
Neste círculo, o PS obteve 40,06% dos votos e elegeu três deputados, o PSD 30,21% e elegeu dois.
Os votos brancos e nulos foram menores do que os 7,97% conseguidos pelo Bloco de Esquerda (BE), mas acima dos 4,80% do CDS-PP, que ficou em quarto lugar.
Em Coimbra, votos brancos (3,38%) e nulos (1,87%) alcançaram 5,25%, num círculo onde a abstenção ficou nos 46,34%.
O PS venceu neste distrito com 39,02% e elegeu cinco deputados, seguido do PSD com 26,61% e três deputados e do Bloco de Esquerda, que, com 11,18%, conseguiu eleger um deputado.
A CDU conseguiu 5,59% dos votos, seguida do CDS-PP, que alcançou 3,48% dos votos, menos do que os 5,25% dos brancos e nulos juntos.
Na Guarda, 5,32% dos votantes votaram em branco ou nulo.
Num distrito onde a abstenção foi de 49,42%, o PS (37,55%) elegeu dois deputados e o PSD (34,37%) um.
Os brancos e nulos representaram menos votos do que a terceira força política, o BE (7,81%), mas mais do que a quarta, o CDS-PP, com 4,99% dos votos.
Já em Leiria, brancos (3,67%) e nulos (2,30%) foram 5,97% dos votos, num círculo onde o quarto partido mais votado foi o CDS-PP, com 5,32%.
Num distrito onde 46,12% dos eleitores inscritos não foram votar, o PSD (33,52%) elegeu cinco deputados, o PS (31,07%) quatro e o BE (9,36%) um.
O PS, com 36,6% dos votos e com 106 deputados, venceu as eleições legislativas de domingo sem maioria absoluta e terá de tentar a repetição de uma solução de Governo à esquerda, numa eleição marcada pela derrota histórica da direita e pela entrada de três novos partidos no parlamento.
Soma de brancos e nulos ultrapassa pela primeira vez os 5% em quatro círculos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.