Sábado – Pense por si

Efeito João Ferreira? Em Lisboa a CDU ficou atrás do Chega por 11 votos

Os comunistas conseguiram um vereador, enquanto o partido de André Ventura fica com dois.

Nas eleições legislativas de março deste ano o Chega conseguiu 45.740 votos em Lisboa, três vezes mais do que a coligação da CDU (PCP-PEV) que teve apenas 11.552 votos. Seis meses depois, a situação é muito diferente. O Chega reduziu para quase metade a sua votação, ficando com 26.780 votos. Já a CDU mais do que duplicou a sua votação, conseguindo 26.769 votos. Em termos de vereadores estas votações traduzem-se para um vereador para os comunistas e dois para o Chega. A diferença de um para dois vereadores? 11 votos.

João Ferreira comenta resultados da CDU em Lisboa
João Ferreira comenta resultados da CDU em Lisboa ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Nas redes sociais há quem atribua esta situação ao apelo que foi feito pela coligação de Alexandra Leitão pelo voto útil, enquanto outros acusam a CDU de ser a responsável pela vitória de Carlos Moedas. Mas a verdade é que a CDU tem quase duas vezes maior expressão autárquica em Lisboa (em que conquistou 10,09% dos votos) do que a nível nacional (5,74%).

Já o Chega consegue a nível autárquico um resultado modesto quando comparado ao conseguido nas legislativas, passando de 22,76% dos votos para 11,86%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.