A CDU manteve a liderança de Carnide e a coligação PSD/CDS-PP/IL venceu 11 assembleias de freguesia. PS recuperou Arroios.
A candidatura PS/Livre/BE/PAN venceu a presidência de metade das 24 assembleias de freguesia de Lisboa nas eleições autárquicas de domingo, enquanto a coligação PSD/CDS-PP/IL conseguiu 11 e a CDU (PCP/PEV) manteve a liderança de Carnide.
Alexandra Leitão assume responsabilidade por derrota em LisboaSérgio Lemos/Medialivre
Segundo os resultados provisórios publicados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o PS mantém-se como a força política com maior representatividade nas juntas de freguesia de Lisboa, depois de ter perdido a presidência de duas destas autarquias para a coligação "Por ti, Lisboa" - PSD/CDS-PP/IL: Campo de Ourique e Campolide.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS conseguiu manter 13 juntas de freguesias, mas perdeu seis para a coligação "Novos Tempos" - PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança, nomeadamente Alvalade, Arroios, Avenidas Novas, Lumiar, Parque das Nações e São Domingos de Benfica.
Destas seis assembleias de freguesias, nas eleições de domingo, a coligação "Viver Lisboa" -- PS/Livre/BE/PAN conseguiu recuperar Arroios, com a vitória do independente indicado pelo PS João Jaime Pires, que teve 42,34%, com 5.679 votos, derrotando a candidata a um segundo mandato Madalena Natividade, de PSD/CDS-PP/IL, que obteve 33,26%, com 4.462 votos.
As outras 11 juntas em que o PS se mantém na presidência são Ajuda, Alcântara, Beato, Benfica, Marvila, Misericórdia, Olivais, Penha de França, Santa Clara, Santa Maria Maior e São Vicente, de acordo com os resultados provisórios.
Destes, três socialistas foram reeleitos para um segundo mandato: Jorge Marques na Ajuda, com 46,56%; Silvino Correia no Beato, com 38,16%; e Ricardo Marques em Benfica, com 54,45%. Para cumprir um terceiro mandato, foi reeleito António Videira em Marvila, com 38,22%.
Com a maioria dos candidatos a substituir autarcas impossibilitados de se recandidatarem devido à lei de limitação de mandatos (três consecutivos), foram eleitos para presidentes de juntas os socialistas Mauro Santos (47,99%) em Alcântara, Carla Almeida (38,29%) na Misericórdia, Iara Ferreira (29,16%) nos Olivais, Elisa Madureira (39,56%) na Penha de França, Carlos Castro em Santa Clara (32,41%), Maria João Correia (40,95%) em Santa Maria Maior e André Biveti (40,33%) em São Vicente.
A coligação PSD/CDS-PP/IL manteve nove juntas conquistadas em 2021 pela coligação "Novos Tempos", nomeadamente Alvalade, Areeiro, Avenidas Novas, Belém, Estrela, Lumiar, Parque das Nações, Santo António e São Domingos de Benfica.
Os presidentes destas juntas são Tomás Gonçalves (PSD) em Alvalade, com 46,31%; Pedro Jesus (PSD) no Areeiro, com 48,86%; Daniel Gonçalves (PSD) nas Avenidas Novas, com 50,25%; João Carvalhosa (PSD) em Belém, com 57,63%; Luís Almeida Mendes (PSD) na Estrela, com 53,47%; Ricardo Mexia (PSD) no Lumiar, com 46,06%; Carlos Ardisson (CDS-PP) no Parque das Nações, com 49,84%; Filipa Veiga (independente eleita pelo PSD) em Santo António, com 49,38%; e José da Câmara (independente eleito pelo PSD) em São Domingos de Benfica, com 46,24%.
As duas freguesias conquistadas agora são Campo de Ourique, com a eleição de Ana Mateus (PSD), com 41,24%; e Campolide, com José Cerdeira (IL), que teve 39,53%.
A CDU, coligação PCP/PEV, manteve a presidência da junta de Carnide, com a eleição de Susana Cruz, com 41,65%.
Nas eleições de domingo, o social-democrata Carlos Moedas foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, pela coligação PSD/CDS-PP/IL, com 41,69% dos votos, derrotando a socialista Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), que teve 33,95%.
Coligação liderada pelo PS vence metade das assembleias de freguesia de Lisboa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esquecemo-nos muitas vezes de que, para usarmos ferramentas de inteligência artificial, precisamos, na generalidade das situações e plataformas, de ser capazes de produzir um conjunto de instruções detalhadamente objetivas para conduzir o processo.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?