Sábado – Pense por si

Dominado fogo em Penafiel e continuam ativos os de Vila Real e Celorico de Basto

Mais de uma centena de concelhos do interior Norte e Centro e dois do Algarve estão em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Os bombeiros dominaram esta madrugada o incêndio em Galegos, Penafiel, que tinha começado às 18h de terça-feira, segundo o site da proteção civil, que indica que 800 operacionais combatem os fogos em Vila Real e Celorico de Basto.

Incêndios de Vila Real e Celorico de Basto mobilizam 800 operacionais
Incêndios de Vila Real e Celorico de Basto mobilizam 800 operacionais PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA

Apesar de estar em resolução, o fogo em Galegos, no distrito do Porto, mantém no terreno 60 operacionais e 19 viaturas, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O incêndio que começou no sábado em Vila Real mantém-se ativo, com 503 bombeiros, apoiados por 177 viaturas, bem como o que teve início na segunda-feira em Celorico de Basto, Braga, com 298 bombeiros e 94 viaturas.

Mais de uma centena de concelhos do interior Norte e Centro do país e dois do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Portugal continental está desde domingo e até quinta-feira em situação de alerta, devido ao elevado risco de incêndio.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.