Sábado – Pense por si

Do Japão ao Porto: o que se sabe dos portugueses infetados com coronavírus

02 de março de 2020 às 15:30
As mais lidas

Ministra da Saúde confirmou dois casos de infetados em Portugal. No Japão, um português teve alta mas outro ainda se encontra hospitalizado.

Dois portugueses estão infetados com o novo coronavírus, os dois primeiros casos confirmados em Portugal, anunciou a ministra da Saúde. Porém, dois portugueses foram infetados e hospitalizados com o coronavírus Covid-19 no estrangeiro: um teve alta, outro ainda não. Recorde o que se sabe acerca destes casos. 

Médico de 60 anos com infeção confirmada

Um médico de 60 anos que terá sido infetado com o novo coronavírus enquanto estava de férias em Itália é o primeiro caso totalmente confirmado pelas autoridades de saúde nacionais.

O médico trabalha no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, mas não esteve em contacto com os doentes desde que teve os sintomas. A primeira vez que apresentou sintomas foi a 29 de fevereiro. Agora, está internado no hospital de Santo António, no Porto.

Encontra-se estável. 

Homem de 33 anos aguarda resultados de contra-análise

Foi confirmado o segundo caso de infeção por coronavírus, avança o Correio da Manhã. É o de um homem de 33 anos, trabalhador da construção, que terá sido infetado em Espanha. O homem de 33 anos acusou sintomas a 26 de fevereiro.

Marta Temido afirmou em conferência de imprensa que este caso precisava de contra-prova: "Temos depois um outro caso de um doente cuja primeira análise realizada num dos nossos hospitais também foi considerada positiva e vai ser feita validação da análise pelo Instituto Ricardo Jorge." Foi esta contra-prova que confirmou a infeção.

O primeiro caso confirmado de coronavírus em Portugal é o de um homem de 60 anos. "Temos um caso confirmado de Covid-19. É um homem de 60 anos, encontra-se estável no centro hospitalar do Porto", afirmou a ministra da Saúde. O caso foi conhecido, com início de sintomas, a 29 de fevereiro. "Veio de Itália, de uma zona do norte do país e como vos dizia está neste momento num dos nossos hospitais." Estava de férias no norte de Itália, pelo que não incorreu em risco de contagiar pacientes, esclareceu Marta Temido.

Português infetado está em hospital no Japão

Este domingo, a Direção-Geral de Saúde recordou que um português tripulante de um navio de cruzeiros encontra-se hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

Outro português no Japão recebeu alta

A 1 de março, Adriano Maranhão, o primeiro português infetado com o novo coronavírus recebeu alta hospitalar no Japão, depois de resultados negativos nas análises, segundo a sua mulher, Emmanuelle Maranhão.

"Após as duas análises às narinas e saliva, estávamos a aguardar que as duas dessem negativo, porque assim ficaria então comprovado que não é portador, nem está contagioso, nem sequer tem a doença dentro do sistema dele", afirmou em declarações à Lusa, a mulher de Adriano Maranhão, canalizador no Diamond Princess que já teve um exame positivo de infeção pelo novo coronavírus. 

Covid-19 no mundo

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.980 mortos e infetou mais de 87 mil pessoas, de acordo com dados reportados por 60 países.

Das pessoas infetadas, mais de 41 mil recuperaram.

Além de 2.873 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Esta segunda-feira, a Comissão Europeia anunciou o lançamento de uma "equipa de resposta" ao novo coronavírus, no mesmo dia em que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) subiu o risco de infeção na UE para elevado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.