Sábado – Pense por si

Dados dos Censos "nunca foram enviados para os EUA", garante INE

SÁBADO
SÁBADO 01 de maio de 2021 às 14:26
As mais lidas

O presidente do Instituto Nacional de Estatística, Francisco Lima, assegura que a Cloudflare, a empresa norte-americana contratada para os Censos 2021, não teve acesso à informação dos inquéritos e que serviços foram suspensos para "evitar dúvidas".

O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Francisco Lima, garante que os dados dos Censos 2021 "nunca foram enviados para os Estados Unidos" e que a Cloudflare, a empresa contratada para garantir a segurança do processo, não teve acesso à informação dos inquéritos, esclarecendo ao Público que os serviços foram suspensos para "evitar dúvidas".

As declarações do responsável do INE surgem após a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) ter exigido ao INE, na terça-feira, a suspensão de qualquer transferência de dados pessoais recolhidos pelos Censos 2021 para os Estados Unidos, por via da Cloudflare. O INE decidiu depois suspender "totalmente" a subscrição dos serviços da Cloudflare.

Portugueses começam hoje a responder aos Censos2011
Portugueses começam hoje a responder aos Censos2011 Sábado

Ao jornal Público, Francisco Lima assegura que "os dados nunca foram enviados para os EUA e estão todos nos servidores do INE, em Portugal". Quanto à suspensão dos serviços da tecnológica norte-americana, explica que foi "a forma mais rápida" de dar resposta às preocupações jurídicas da CNPD e "evitar dúvidas". "Não queríamos que ficasse qualquer ideia, junto da população, de que havia dados nos EUA", explica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!