Sábado – Pense por si

CP diz que só circularam 13 comboios até às 09h00

25 de dezembro de 2018 às 12:02
As mais lidas

A paralisação termina esta terça-feira à meia noite, mas a CP espera que na quarta-feira a circulação ainda tenha perturbações.

A greve de hoje na CP - Comboios de Portugal fez com que até às 09h00 tivessem circulado 11,5% dos comboios programados, segundo o mais recente balanço da transportadora que garante o cumprimento dos serviços mínimos.

"Até às 09h00 da manhã, circularam 13 comboios, dos quais 10 pertencentes aos serviços mínimos foram decretados pelo Tribunal Arbitral, para os serviços urbanos de Lisboa e Porto. O número de comboios programados até esta hora era de 113", indica a CP em comunicado.

Contactada pela agência Lusa, fonte da empresa garantiu que os serviços mínimos estão a ser integralmente cumpridos.

No primeiro dia de greve iniciada na segunda-feira às 12h00 realizaram-se 47% dos comboios, ou seja, 589 de um total programado de 1.256.

A paralisação foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) e pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), que contestam o "incumprimento do acordado com o Governo, em Setembro de 2017, referente ao recrutamento de 88 trabalhadores operacionais [...] da área comercial itinerante e para as bilheteiras da CP".

As duas estruturas sindicais afirmam que o executivo e a CP estão em "incumprimento para com os trabalhadores" que representam na negociação da contratação colectiva desde 1 de Outubro deste ano, referindo que "têm realizado várias iniciativas e apelos junto da empresa e do Governo para que o processo negocial fosse concretizado, não tendo até ao momento obtido qualquer respostas às propostas do Acordo de Empresa e regulamento de carreiras apresentadas".

Conforme anunciado na sexta-feira, os serviços mínimos da greve dos trabalhadores da CP incluem a circulação de quase 190 comboios, nos serviços urbanos de Lisboa, nos urbanos do Porto, na Linha de Cascais e na Linha de Setúbal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.