Surto de Moura tem origem familiar e social, tendo sido já testadas mais de 150 pessoas e o surto de um matadouro em Tomar "envolve muitas pessoas" e já foram feitos mais de 300 testes.
Os surtos de covid-19 na aldeia da Póvoa de São Miguel, em Moura, e num matadouro em Tomar continuam ativos e "sob controlo e vigilância apertada" das autoridades de saúde, disse hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
O surto da Póvoa de São Miguel em Moura, que se iniciou no dia 15 de julho, "está ativo, continua sob grande vigilância das autoridades de saúde e à data estão identificados 28 casos positivos", adiantou Graça Freitas na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.
Segundo a diretora-geral da Saúde, é um surto com origem familiar e social, tendo sido já testadas mais de 150 pessoas.
"É um surto que apesar de tudo apresenta estabilidade, mas não está ainda totalmente controlada e aparecem alguns novos casos conforme vão sendo feitos testes", afirmou, mas, de qualquer forma, pode considerar-se "estável, controlado e bem acompanhado pelas autoridades de saúde".
Relativamente ao segundo surto de um matadouro em Tomar, Graça Freitas afirmou que "envolve muitas pessoas" e já foram feitos mais de 300 testes.
"Esta empresa tem muitos trabalhadores, mais de 300 pessoas envolvidas, têm sido feitos regularmente testes", disse, acrescentando que o surto começou no dia 20 de julho e que de terça-feira para hoje já apresenta mais 18 casos, num total de 71.
Graça Freitas salientou que os contactos destes casos têm todos sido alvo de inquérito epidemiológico por parte das autoridades de saúde.
Neste momento, vincou, estão a fazer-se "inquéritos com muita rapidez para identificar contactos e para quebrar cadeias de transmissão e está a funcionar muito bem".
"O surto está ativo também, está ainda em expansão, mas os seus casos secundários estão a ser identificados, isolados e acompanhados pelas autoridades de saúde e, portanto, são dois surtos ativos em situações diferentes, mas sob controlo e vigilância apertada das autoridades de saúde", rematou a diretora-geral da saúde.
Portugal contabiliza pelo menos 1.725 mortos associados à covid-19 em 50.613 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Covid-19: Surtos de aldeia em Moura e matadouro em Tomar continuam ativos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.