NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Autarca revela que situação foi detetada esta segunda-feira, após "sinais de alerta" no fim de semana.
Doze idosos do Centro Social e Paroquial de Baguim do Monte, Gondomar, vão ser transferidos esta noite para a Pousada da Juventude do Porto, de forma a ficarem isolados dos utentes que testaram positivo à covid-19 ou apresentam sintomas.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, explicou que "a situação foi detetada hoje", após "sinais de alerta" no fim de semana e que "por a instituição não apresentar condições para separar os idosos" foi decidido "em tempo recorde" fazer a transferência.
Em causa está o do Centro Social e Paroquial de Baguim do Monte, localizado no conselho de Gondomar, onde cinco idosos testaram positivo ao novo coronavírus e 10 que apresentam sintomas aguardam o resultado de testes.
Quanto aos idosos cujo resultado do teste deu negativo e aqueles que permanecem assintomáticos, no total de 12, serão transferidos para a Pousada da Juventude do Porto.
"Está preparado um comboio de ambulâncias que iniciará a transferência às 20:30. A situação está a ser acompanhada em permanência. A subcomissão de Proteção Civil Municipal para a covid-19 [que também junta o delegado saúde e a segurança social] esteve no local e está a acompanhar tudo ao pormenor", disse Marco Martins.
Também os funcionários do Centro Social e Paroquial de Baguim do Monte, "cerca de duas dezenas", aguardam resultado ao teste.
A Pousada da Juventude do Porto é uma das quatro estruturas de retaguarda covid-19 do distrito e uma das duas que acolhe pessoas que testaram negativo, mas não têm condições os locais onde habitam para manter isolamento.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 8 de janeiro, até dia 15.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Covid-19: Surto em lar de Gondomar obriga a transferir 12 idosos para Porto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.