Marco Martins: "Há uma diabolização da imigração" em Portugal
Para o encenador da peça "Um Inimigo do Povo", que estreia a 13 de dezembro, a polémica operação da PSP na Rua do Benformoso, em Lisboa, teve "um fundo extremamente xenófobo".
Para o encenador da peça "Um Inimigo do Povo", que estreia a 13 de dezembro, a polémica operação da PSP na Rua do Benformoso, em Lisboa, teve "um fundo extremamente xenófobo".
Na nova peça "Um Inimigo do Povo", o autor e encenador leva para o palco os imigrantes encostados à parede na Rua do Benformoso, em Lisboa, em 2024. Em entrevista, explica porquê.
O que revelam os documentos da Operação Influencer, a cirurgia ilegal na sede do Chega e uma peça sobre o Benformoso estão entre os destaques desta manhã.
Na nova peça "Um Inimigo do Povo", o autor e encenador leva para palco os imigrantes encostados à parede na Rua do Benformoso, em 2024. E lança um aviso: "Cuidado com a maioria".
A lista liderada por António Nunes obteve 311 votos (79%), tendo sido registados 93 votos brancos.
A programação do Centro Cultural de Belém para os próximos meses inclui uma ópera de Dino D'Santiago e "Agustinópolis", que leva o universo de Agustina Bessa-Luís para o palco.
"Um inimigo do povo", nova criação de Marco Martins que parte da operação da PSP na Rua do Benformoso em dezembro, é um dos destaques da programação da sala bracarense para os próximos meses.
A programação do Teatro Nacional São João para o pós-verão inclui 31 espetáculos até julho de 2026. Evoca Nélson Rodrigues, Tom Zé, A Garota Não e Manuel António Pina e leva ao Porto Romeo Castellucci e Isabelle Huppert.
Teatro, dança, música e circo compõem o 42º Festival de Almada, que leva a Lisboa e Almada alguns dos mais destacados espetáculos do mundo - e uma seleção do melhor que se tem feito em Portugal.
Mais de duas dezenas de presidentes de câmara já encontraram outra ocupação. PSD e PS encaixam autarcas no fim do terceiro mandato – o limite legal – noutros postos. Tachos, dizem uns. Recompensa e escolha dos melhores, dizem eles. São deputados, eurodeputados, dirigentes de ULS, da segurança social, de CCDR ou de institutos públicos. E as nomeações estão a acelerar.
A cidade minhota vai ser a Capital Portuguesa da Cultura em 2025. A programação para o primeiro trimestre foi revelada. Para 25 de janeiro, está marcado o espetáculo de abertura.
Este ano, o teatro nacional dedicou-se a histórias sobre o Estado Novo, a liberdade, a cultura popular, a guerra e a fome. Estas são as nossas melhores peças de 2024.
A programação do Teatro Nacional São João para os primeiros 7 meses de 2025 foi revelada. Há estreias, reposições e peças que viajam de outras cidades para o Porto.
Newsletter de terça-feira
"A Colónia", nova peça do encenador, é um diálogo com o Portugal dos '70's, a clandestinidade e a memória. "Como transmitimos a História e as nossas histórias?", questiona-se.
Em 2025, Braga será Capital Portuguesa da Cultura. Com um orçamento de 13,5 milhões de euros, a programação foi desvendada.