Todos estão a recuperar na instituição, sendo que três foram observados em meio hospitalar por apresentarem "sintomas mais agudos".
Dezanove pessoas, entre utentes e trabalhadores, estão infetadas com covid-19 num lar em Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, confirmaram hoje o município e o delegado de saúde.
Através das redes sociais, o presidente da câmara, André Rijo, disse que existem 19 infetados, dos quais 13 são utentes e seis são funcionários, o que foi confirmado pelo delegado de saúde, Pompeu Balsa.
O responsável pela saúde pública local adiantou que a maioria está "assintomática ou com sintomas ligeiros".
Todos estão a recuperar na instituição, sendo que três foram observados em meio hospitalar por apresentarem "sintomas mais agudos", afirmou André Rijo.
O delegado de saúde referiu que, dos seis funcionários positivos, dois, que não apresentam sintomas, encontram-se a trabalhar enquanto cumprem a quarentena, prestando assistência aos utentes infetados.
No lar, foram testados na sexta-feira todos os 36 utentes e 20 dos 28 funcionários.
No equipamento, localizado em A-da-Barriga, os utentes positivos e negativos foram separados em espaços diferentes, conforme o plano de contingência da estrutura, explicou o autarca.
A instituição está a ser apoiada por seis auxiliares disponibilizados pela Segurança Social, assim como com equipamentos de proteção individual distribuídos pela Proteção Civil.
Arruda dos Vinhos contabiliza 145 casos confirmados acumulados de covid-19, dos quais 58 estão ativos, 84 recuperaram e três resultaram em óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pelo município.
O presidente da câmara anunciou que a autarquia vai testar "todas as semanas", até março, os funcionários de lares com mais de 30 utentes e vai lançar na quinta-feira uma campanha de distribuição gratuita de máscaras e gel desinfetante.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e setenta e sete mil mortos e mais de 37,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.094 pessoas dos 87.913 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
Covid-19: Surto com 19 infetados em lar em Arruda dos Vinhos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.