Sábado – Pense por si

Covid-19. R(t) em Portugal subiu pela primeira vez desde o Natal

Diogo Camilo
Diogo Camilo 06 de março de 2021 às 10:38
As mais lidas

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu, mas continua a ser o mais baixo da Europa e a não ser razão para alarme. Açores e Madeira apresentam R acima de 1 desde o final de fevereiro.

Depois de mais de dois meses a descer, o índice da transmissibilidade da covid-19, conhecido como R(t), subiu ligeiramente na última semana de fevereiro. Ainda assim, Portugal volta a ser, pela terceira semana consecutiva, o país na Europa com a transmissibilidade mais baixa, juntando a esta estatística o menor número de novos casos por milhão de habitantes nos últimos sete dias.

Portugal Covid-19
Portugal Covid-19 Reuters

De acordo com orelatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge(INSA), Portugal registou um R(t) médio de 0,71 entre 24 a 28 de fevereiro, ligeiramente acima dos 0,68 que apresentava na semana anterior. Ainda assim, este é o número mais baixo no continente europeu, com Reino Unido e Islândia a apresentarem um R próximo dos 0,8 e mais de metade dos países a registarem um índice acima de 1, o limite a partir do qual cada infetado propaga a doença, em média, a mais do que uma pessoa.

O número tão baixo deve-se ao confinamento, mas o seu aumento pode significar um ponto de saturação a partir do qual o R (t) deixa de baixar, não necessariamente que o confinamento não esteja a resultar ou não esteja a ser cumprido.

Em termos de regiões, o R foi mais baixo na região Centro e em Lisboa e Vale do Tejo, com médias de 0,63 e 0,68, respetivamente, na última semana de fevereiro. A transmissibilidade no Norte também esteve semelhante à da média nacional, tendo sido registado um R(t) de 0,72 durante este período, tal como no Alentejo, onde o R foi de 0,73.

Em Portugal Continental, o maior valor do R foi no Algarve, onde chegou aos 0,79 esta semana. Mas os casos mais problemáticos estão nos Açores e Madeira, que registaram R acima de 1.

A região madeirense tem um índice acima de 1 desde 22 de fevereiro, enquanto que os Açores apresentam um R acima de 1 desde 25 de fevereiro.

Portugal registou também, nos últimos sete dias, menos de mil novos casos nos últimos sete dias. De acordo com a plataforma Our World in Data, os números fazem de Portugal o país com menos novos casos por milhão de habitantes - cerca de 85, o que faz do país o que tem menor incidência a 7 dias de toda a UE.

Os países que mais se aproximam são Alemanha e Dinamarca, com a República Checa, Estónia e Malta a registarem as maiores incidências de covid-19 na União Europeia nos últimos sete dias. Entre países europeus, Portugal apenas registou mais casos que Islândia, Rússia e Geórgia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?