O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu, mas continua a ser o mais baixo da Europa e a não ser razão para alarme. Açores e Madeira apresentam R acima de 1 desde o final de fevereiro.
Depois de mais de dois meses a descer, o índice da transmissibilidade da covid-19, conhecido como R(t), subiu ligeiramente na última semana de fevereiro. Ainda assim, Portugal volta a ser, pela terceira semana consecutiva, o país na Europa com a transmissibilidade mais baixa, juntando a esta estatística o menor número de novos casos por milhão de habitantes nos últimos sete dias.
Portugal Covid-19Reuters
De acordo com orelatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge(INSA), Portugal registou um R(t) médio de 0,71 entre 24 a 28 de fevereiro, ligeiramente acima dos 0,68 que apresentava na semana anterior. Ainda assim, este é o número mais baixo no continente europeu, com Reino Unido e Islândia a apresentarem um R próximo dos 0,8 e mais de metade dos países a registarem um índice acima de 1, o limite a partir do qual cada infetado propaga a doença, em média, a mais do que uma pessoa.
O número tão baixo deve-se ao confinamento, mas o seu aumento pode significar um ponto de saturação a partir do qual o R (t) deixa de baixar, não necessariamente que o confinamento não esteja a resultar ou não esteja a ser cumprido.
Em termos de regiões, o R foi mais baixo na região Centro e em Lisboa e Vale do Tejo, com médias de 0,63 e 0,68, respetivamente, na última semana de fevereiro. A transmissibilidade no Norte também esteve semelhante à da média nacional, tendo sido registado um R(t) de 0,72 durante este período, tal como no Alentejo, onde o R foi de 0,73.
Em Portugal Continental, o maior valor do R foi no Algarve, onde chegou aos 0,79 esta semana. Mas os casos mais problemáticos estão nos Açores e Madeira, que registaram R acima de 1.
A região madeirense tem um índice acima de 1 desde 22 de fevereiro, enquanto que os Açores apresentam um R acima de 1 desde 25 de fevereiro.
Portugal registou também, nos últimos sete dias, menos de mil novos casos nos últimos sete dias. De acordo com a plataforma Our World in Data, os números fazem de Portugal o país com menos novos casos por milhão de habitantes - cerca de 85, o que faz do país o que tem menor incidência a 7 dias de toda a UE.
Os países que mais se aproximam são Alemanha e Dinamarca, com a República Checa, Estónia e Malta a registarem as maiores incidências de covid-19 na União Europeia nos últimos sete dias. Entre países europeus, Portugal apenas registou mais casos que Islândia, Rússia e Geórgia.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.