Belém diz que chamada permitiu discutir "o atual surto epidémico que assola o mundo" e partilhar "a evolução da situação".
O Presidente da República,Marcelo Rebelo de Sousarecebeu, esta quarta-feira, um telefone do seu homólogo tunisino, com quem discutiu "o atual surto epidémico que assola o mundo" e partilhou "a evolução da situação", anunciou Belém.
Numa nota publicada na página oficial do chefe de Estado na Internet lê-se que o Presidente da República Tunisina, Kaïs Saïed, "quis também dar conhecimento ao Presidente da República da iniciativa multilateral que está a ser promovida pela Tunísia sobre o combate à pandemia do COVID-19, desenvolvida no âmbito das Nações Unidas, à luz do corrente mandato da Tunísia no Conselho de Segurança das Nações Unidas".
"Numa conversa muito cordial, os dois chefes de Estado acordaram manter o diálogo e a partilha de informações a este respeito e no âmbito do relacionamento bilateral em geral", acrescenta a mensagem publicada pelo Palácio de Belém.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 178 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, morreram 785 pessoas das 21.982 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".
Covid-19: Presidente da República falou ao telefone com o presidente tunisino
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não é possível afirmar-se defensor da família enquanto orgulhosamente se promovem medidas que visam a separação de maridos das suas mulheres e de pais e mães dos seus filhos.