Sábado – Pense por si

Covid-19: Presidente da República falou ao telefone com o presidente tunisino

22 de abril de 2020 às 19:35
As mais lidas

Belém diz que chamada permitiu discutir "o atual surto epidémico que assola o mundo" e partilhar "a evolução da situação".

O Presidente da República,Marcelo Rebelo de Sousarecebeu, esta quarta-feira, um telefone do seu homólogo tunisino, com quem discutiu "o atual surto epidémico que assola o mundo" e partilhou "a evolução da situação", anunciou Belém.

Numa nota publicada na página oficial do chefe de Estado na Internet lê-se que o Presidente da República Tunisina, Kaïs Saïed, "quis também dar conhecimento ao Presidente da República da iniciativa multilateral que está a ser promovida pela Tunísia sobre o combate à pandemia do COVID-19, desenvolvida no âmbito das Nações Unidas, à luz do corrente mandato da Tunísia no Conselho de Segurança das Nações Unidas".

"Numa conversa muito cordial, os dois chefes de Estado acordaram manter o diálogo e a partilha de informações a este respeito e no âmbito do relacionamento bilateral em geral", acrescenta a mensagem publicada pelo Palácio de Belém.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 178 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 785 pessoas das 21.982 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.