A instituição de ensino superior pretende desta forma contribuir para "suprir nos próximos dias as limitações de 'stock' identificadas pela ULS do Nordeste.
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) informou hoje que já entregou à Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste 130 litros de desinfetante para as mãos, que serão distribuídos pelas unidade de saúde do distrito.
A instituição de ensino superior pretende desta forma contribuir para "suprir nos próximos dias as limitações de 'stock' identificadas pela ULS do Nordeste, como divulgou hoje, em comunicado.
O IPB dá ainda conta de que, "prevendo que a necessidade se mantenha, já está a trabalhar na aquisição de mais reagentes para poder manter esta produção, de acordo com a evolução da situação".
"Desde o início que o Instituto Politécnico de Bragança tem mantido o contacto permanente com a Unidade Local de Saúde do Nordeste com o objetivo de apoiar todas as necessidades que possam ser respondidas pelas valências disponíveis na academia", refere.
De acordo com o politécnico, "foi nessa relação de diálogo constante que a ULS procurou o apoio para a preparação de gel desinfetante pela dificuldade em encontrar este produto no mercado".
Por parte do IPB foi feito um levantamento imediato das disponibilidades de material nas diferentes escolas e organizada uma equipa com diferentes técnicos, docentes e investigadores.
"De acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde para a preparação deste produto, conseguiram um primeiro lote de 130 litros de desinfetante para uso exclusivo dos profissionais de saúde da ULS", indicou.
O IPB refere ainda que "é parceiro ativo no apoio à Unidade Local de Saúde do Nordeste desde logo na dispensa de equipamentos de proteção individual, equipamento médico específico para o combate à pandemia, agora com a produção de desinfetante e outras que se venham a demonstrar necessárias".
Outras instituições e empresários do distrito de Bragança estão também a contribuir com material de proteção individual para os profissionais de saúde do Nordeste Transmontano.
Os dois laboratórios FabLab da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua começaram a produzir, nas impressoras 3D, viseiras para distribuir pelos profissionais de saúde dos concelhos de abrangência, nomeadamente Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Vila Flor, Murça e Alijó.
Os FabLab estão instalados em vila Flor e Alijó e têm capacidade para produzir 20 viseiras por dia, cada um.
O presidente da agência, João Gonçalves, justiça que a maior carência que lhe é referenciada, em termos de material de proteção, é a de máscaras, pelo que acredita que estas viseiras poderão ajudar profissionais de saúde ligadas aos centros de saúde, bombeiros e respostas sociais.
A nível particular, outros profissionais como Nelson Marcos, em Miranda do douro, ou o arquiteto João Ortega, em Bragança, estão também a usar estão também a angariar e produzir viseiras para entregar aos bombeiros, que as distribuirão pelas necessidades que forem surgindo.
Nesta região, há também grupos de voluntários, que se têm organizado, nomeadamente nas redes sociais, e que estão a prestar apoio aos profissionais na linha da frente, por exemplo com a distribuição de refeições, e aqueles que estão em confinamento social e necessitam de bens essenciais.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.
Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).
Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.
Covid-19: Politécnico entrega 130 litros de desinfetante às unidades de Saúde de Bragança
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?