Sábado – Pense por si

Covid-19: Lisboa não vai avançar no processo de desconfinamento

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, explicou que devido ao ritmo de infeções a cidade de Lisboa não poderá avançar para a próxima fase.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, informou que a região de Lisboa não vai avançar para a próxima fase de desconfinamento.

Fernando Medina
Fernando Medina Miguel Baltazar / Jornal de Negócios

No seu espaço de comentário semanal naTVI24, Medina informou que a capital "não tem condições de fazer esse avanço" devido à situação epidemiológica que vive neste momento. "O número de casos excedeu" o patamar dos 120 casos por 100 mil habitantes, tendo a cidade entrado "em situação de alerta. Na última semana, o número de casos por 100 mil habitantes continuou a progredir, embora a um ritmo mais lento, significa que Lisboa amanhã, que é o dia da avaliação, não irá progredir relativamente ao desconfinamento", assegurou o edil. 

Fernando Medina falou sobre a situação epidemiológica na região, explicando que "Lisboa está numa situação que não é fácil" e apelando Às pessoas que não saiam à rua para festejarem os Santos Populares nas ruas nas próximas semanas. 

Além de Lisboa, existem mais cinco concelhos em situação de alerta por registarem mais de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, nomeadamente Salvaterra de Magos (Santarém), Vale de Cambra (Aveiro), Braga, Cantanhede (Coimbra) e Castelo de Paiva (Aveiro).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.