A decisão foi anunciada pelo teatro que decidiu reajustar a programação e "cumprir" as indicações e restrições decretadas pelo Governo.
As datas e horários dos espectáculos, para dezembro, do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, foram alteradas sem cancelamentos nem diminuição do número de representações, anunciou hoje a instituição, que tem direção artística de Tiago Rodrigues.
A decisão foi anunciada hoje, em comunicado, pelo Teatro D. Maria, depois de a direção da instituição se ter reunido, na segunda-feira, para decidir reajustar a programação e "cumprir" as indicações e restrições decretadas pelo Governo, face à renovação do estado de emergência e às medidas em vigor desde as 00:00, para contenção da covid-19 nos concelho de risco muito elevado e extremo de propagação da pandemia.
Assim, em dezembro, o espetáculo "Onde é a guerra?", em cena no Salão Nobre até 12 de dezembro, mantém-se aos sábados, às 11:00.
"Fake", que estará em cena de 03 a 12 de dezembro, na sala Garret, sofre alterações nos horários de fins de semana, podendo ser visto de quarta a sexta-feira, às 19:00, e, aos sábados e domingos, às 10:30. Nos dias 05 e 06 de dezembro, apenas os espectadores que se encontrem no concelho de Lisboa poderão assistir ao espetáculo.
Já "Atlântico", a nova criação de Tiago Cadete, a representar na sala Estúdio de 03 a 11 de dezembro, pode ser vista às 20:30, no dia da estreia. De quarta a sexta-feira terá duas sessões: às 18:30 e às 20:30.
A cerimónia de entrega do I Prémio Revelação Ageas TNDMII, que esteve marcada para o passado dia 15, foi remarcada para 15 de dezembro, às 19:00, na sala Garrett. No montante de 5.000 euros, o galardão visa, de acordo com o regulamento, reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral e é atribuído a um profissional do setor que tenha completado 30 anos até 31 de dezembro de 2019, e cujo trabalho se tenha destacado no mesmo ano.
Na sala Estúdio, onde nos dias 17 e 18 de dezembro estará em cena "All together", as récitas decorrerão à quinta e sexta-feiras, às 19:30.
No que respeita às visitas guiadas ao teatro, apenas as de 30 de novembro e 07 de dezembro foram canceladas.
O Teatro D. Maria II aconselha ainda o público a consultar a página da instituição na Internet, na qual estarão disponíveis todas as atualizações de datas e horários de espetáculos, assim como dos serviços disponibilizados.
Aos espectadores que tenham adquirido ingressos para espetáculos cujas datas e/ou horários tenham sofrido alterações, o Teatro aconselha o contacto direto com a bilheteira, através do número de telefone 800 213 250.
Continuando a manter as regras de segurança em vigor, incluindo medição de temperatura corporal, à entrada do edifício, o D. Maria II "mantém-se empenhado em garantir o cumprimento das medidas de combate à pandemia", de modo a garantir "a segurança" de todos os espectadores ou de quem o quiser visitar.
O decreto original da renovação do estado de emergência, publicado no sábado, estabelece a proibição de circulação na via pública aos sábados, domingos e feriados, entre as 13:00 e as 05:00, nos concelhos de risco muito elevado e extremo de propagação da covid-19.
O decreto ressalvava a possibilidade de "deslocações a mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais". Na segunda-feira, o Governo clarificou que, nesta sequência, não se encontra o acesso a eventos e equipamentos culturais, como tinha sido inicialmente publicado.
Os espetáculos culturais, que já estavam fora das exceções de circulação em períodos de recolher obrigatório, passam assim a estar impedidos de servir como justificação para circular entre concelhos nos momentos de proibição.
Ao contrário do que aconteceu no último fim de semana de outubro e dia de Todos os Santos, em que a circulação entre concelhos também esteve proibida, não serão permitidas deslocações para assistir a espetáculos culturais.
Covid-19: D. Maria II reajusta datas e horários sem cancelar espetáculos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.
Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.
"Representa tudo o que não sei como dividir. As memórias, os rituais diários, as pequenas tradições. Posso dividir móveis e brinquedos, mas como divido os momentos em que penteava o cabelo da Ema todos os dias enquanto ela se olhava no espelho?"
No meio da negritude da actualidade política, económica e social em Portugal e no resto do Mundo, faz bem vislumbrar, mesmo que por curtos instantes, uma luz.