Recomendações de referência da DGS apontam para que um enfermeiro possa vacinar uma pessoa a cada período de seis a dez minutos quando avançar a vacinação em massa da população. Autoridade de saúde definiu as características que devem ter os centros de vacinação.
Cada Centro de vacinação covid-19 (CVC) deverá ser constituído por um ou mais módulos de vacinação, cada um com cinco postos de vacinação e outros tantos enfermeiros, tendo capacidade para vacinar cerca de 50 pessoas por hora, ou seja, uma administração por enfermeiro a cada 6 a 10 minutos.
A recomendação é da Direção-Geral da Saúde (DGS) e consta de uma orientação publicada esta terça-feira sobre a forma como devem funcionar os CVC destinados à vacinação em massa da população.
Os CVC poderão resultar da adaptação dos pontos de vacinação já existentes no Serviço Nacional de Saúde ou de infraestruturas próprias ou adaptadas especificamente para o efeito, desde que cumpram um conjunto de requisitos técnicos também definidos na mesma orientação da DGS: a existência de uma rede de frio adequada; profissionais de saúde com treino e formação para a vacinação e para a atuação em caso de reações anafiláticas; e equipamento e medicamentos para o tratamento de reações anafiláticas.
A coordenação caberá aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Unidades Locais de Saúde (ULS), em articulação com as Autoridades de Saúde Locais, as autarquias e demais parceiros locais.
OS CVC, impõe a DGS, deverão ter sempre um local de espera pós-vacinação, que permitam a permanência simultânea dos utentes já vacinados e em vigilância, por 30 minutos, mantendo o distanciamento físico e que deverão ter saída direta para o exterior. Deverá ainda existir uma sala de emergência, para eventuais casos de reações inesperadas à vacina.
Além dos centros de saúde, as autarquias estão a preparar espaços alternativos para a administração das vacinas. Lisboa, por exemplo, vai ter sete espaços e um dos locais já confirmado é o Pavilhão Altice Arena, sendo que os restantes ainda não são conhecidos.
No Porto, a câmara municipal já disponibilizou uma escola (António Aroso) e uma tenda para recobro e prepara também outros espaços alternativos para quando houver doses de vacinas em número suficiente para arrancar com a vacinação em massa.
Covid-19. Centros vão ter capacidade para vacinar 50 pessoas por hora
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.