Sábado – Pense por si

Covid-19. Cascais quer comprar vacinas da Rússia, China e Israel

Câmara de Cascais está em contactos para a aquisição de outras vacinas contra a covid-19, mas estas não estão autorizadas pela Agência Europeia do Medicamento.

A Câmara Municipal de Cascais está a tentar comprar vacinas contra a Covid-19 a países como a Rússia, China e Israel, avança o Diário de Notícias este sábado. A notícia foi confirmada ao jornal pelo próprio autarca, Carlos Carreiras, que reconhece que existem vários obstáculos para que os munícipes fossem vacinados com estas doses.

Além do processo de aquisição de vacinas, seria necessário que as vacinas em causa fossem autorizadas e reconhecidas como seguras pela Agência Europeia do Medicamento, e Portugal tem de cumprir os compromissos assumidos com a União Europeia.

Outro entrave é o de que todo o programa de vacinação está centralizado no SNS, incluindo a aquisição de vacinas. Carlos Carreiras garante que "nunca se poderiam desenvolver [os negócios] sem conversações com o Governo", mas rejeita "visões paroquiais" de proteger apenas a população de Cascais.

Pedro Zenkl 
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.