Em outubro, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2022, o Governo estimou que o crescimento económico em2021 seria na ordem dos 4,8%.
O secretário-geral do PS afirmou hoje que, apesar da crise sanitária provocada pela covid-19, o país cresceu 4,6% em 2021 e salientou que a generalidade dos organismos internacionais estima um crescimento de 5,8% este ano.
António Costa em CoimbraLusa
Estes dados sobre a evolução da economia portuguesa foram transmitidos por António Costa aos jornalistas, a meio de uma ação de campanha eleitoral na baixa de Coimbra.
"Os portugueses sabem que tivemos de enfrentar uma pandemia [da covid-19] e estamos ainda a lutar contra essa pandemia. Apesar da pandemia, o país já cresceu no ano passado 4,6% e voltou a convergir com a União Europeia", declarou o líder socialista.
Em outubro, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2022, o Governo estimou que o crescimento económico em2021 seria na ordem dos 4,8%.
Perante os jornalistas, António Costa também procurou destacar que "todos os organismos internacionais que fazem previsões económicas estimam que o país vai crescer este ano 5,8%".
"E temos neste momento uma taxa de desemprego inferior àquela que se verificava antes da pandemia", completou.
Numa mensagem mais política, o secretário-geral do PS sustentou a tese que o seu Governo, a partir de novembro de 2015, representou uma mudança em termos de evolução económico-financeira.
"Os portugueses conhecem-nos, sabem o que fizemos nos seis anos anteriores. Sabem que tivemos uma austeridade para enfrentar e conseguimos romper com a austeridade. Sabem que foi preciso repor a credibilidade externa do país e repusemos a credibilidade externa do país", disse.
Depois, tendo ao seu lado a cabeça de lista socialista pelo círculo de Coimbra, a ministra Marta Temido, acrescentou: "Tínhamos de parar com 15 anos de estagnação da nossa economia e pusemos o país a crescer acima da média europeia e a aproximar-se dos países mais desenvolvidos da União Europeia".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.