Primeiro-ministro testou negativo à Covid-19 depois de ter estado em contacto com o presidente francês, Emmanuel Macron, que teve teste positivo. Inquérito epidemiológico vai determinar quanto tempo terá de ficar em isolamento.
O primeiro-ministro, António Costa, disse aguardar que as autoridades de saúde concluam o inquérito epidemiológico para saber quanto tempo terá de continuar isolado, explicando, sobre a reunião com o Presidente francês, que "nem tudo se consegue resolver à distância".
António Costa está desde hoje em isolamento profilático preventivo, depois de ter estado na quarta-feira, em Paris, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.
Em conferência de imprensa feita inteiramente por videoconferência para anunciar as novas medidas decididas pelo Conselho de Ministros devido à pandemia, o primeiro-ministro explicou, tal como já tinha sido divulgado, que o teste que tinha feito hoje de manhã - no âmbito da preparação da sua visita entretanto cancelada a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e às tropas portuguesas no Mali e República Centro Africana -- deu negativo, mas o período de incubação relativamente ao contacto de risco "ainda perdura".
"E, portanto, tenho que me manter isolado até lá e aguardo, neste momento, que as autoridades de saúde concluam o processo de inquérito epidemiológico para saber durante quanto tempo vou ter que permanecer isolado, mas felizmente sinto-me bem, não estou com nenhum sintoma, estou com condições de manter o trabalho e vou continuar a trabalhar à distância enquanto a saúde assim o permitir", assegurou.
Em relação ao facto da reunião com o presidente Macron ter sido presencial, o primeiro-ministro português começou por referi que este tinha sido um encontro "muito importante na preparação da presidência portuguesa".
"Infelizmente nem tudo se consegue resolver à distancia, mas obviamente a proximidade, como se vê também neste caso introduz riscos e aquilo que eu tenho a desejar ao presidente Macron é a sua rápida recuperação e que não tenha produzido contaminações de mais contaminações de mais ninguém, a começar por mim próprio que desejo também não ter ficado contaminado", explicou.
JF // JPS
Lusa/fim
Costa à espera de saber quanto tempo continuará isolado
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."