Sábado – Pense por si

Coronavírus: PSP de Braga detém homem de 48 anos que violou quarentena

Força de segurança indica que o homem detido se ausentou do centro de alojamento aonde deveria ter regressado no dia seguinte, acrescentando que já foi encaminhado para um "novo local de confinamento".

A PSP de Braga revelou hoje que deteve um homem de 48 anos que violou a quarentena profilática à qual estava obrigado devido à pandemia do novo coronavírus.

Em comunicado, a PSP de Braga refere que recebeu a denúncia que o agora detido se ausentou do centro de alojamento onde o deveria estar regressando no dia seguinte.

"[Encontrava-se] em violação à obrigação de confinamento, determinada pela autoridade de saúde", diz a PSP, adiantando que o homem foi encaminhado para um novo local de confinamento".

O homem terá, ainda, de comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga depois de notificado para o efeito.

A pandemia do novo coronavírus já matou 96.340 pessoas em todo o mundo e infetou quase 1,6 milhões em 193 países e territórios desde o início da pandemia, em dezembro passado, na China.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal regista hoje 435 mortos associados à covid-19, mais 26 do que na quinta-feira, e 15.472 infetados (mais 1.516), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.

As polémicas escutas

As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome