O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que cria a Unidade Politécnica Militar [UPM], destinada à formação de sargentos das Forças Armadas e da GNR, com componente formativa, treino militar e comando rotativo.
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um decreto-lei que cria a Unidade Politécnica Militar [UPM], destinada à formação de sargentos das Forças Armadas e da GNR, com componente formativa, treino militar e comando rotativo.
A Unidade Politécnica Militar funcionará nas instalações da sede do Instituto Universitário Militar, em Lisboa, e o curso ainda não tem data de início prevista, disse à Lusa fonte da Defesa Nacional.
O decreto-lei define a orgânica da UPM visando a "formação dos sargentos dos quadros permanentes dos três ramos das forças armadas e da Guarda Nacional Republicana", num formato que corresponde, para o Ministério da Defesa Nacional, a "uma expectativa de longa data de valorização da carreira de Sargentos", disse a mesma fonte.
O diploma prevê o reforço da cooperação entre os ramos e a GNR ao colocar "sob o mesmo chapéu", o IUM, as escolas de sargentos já existentes "garantindo uma maior racionalização de recursos" mantendo-se as "especificidades de formação e a descentralização de cada uma das escolas".
O curso técnico superior profissional da UPM contempla uma vertente académica e uma "forte componente de treino militar" desenvolvida em "contexto de trabalho" e de forma descentralizada, acrescentou.
A Unidade Politécnica Militar atribuirá o diploma de técnico superior profissional àqueles que concluam com sucesso a formação de base nas escolas de sargentos dos três ramos das Forças Armadas e da GNR.
A UPM será chefiada por um Comodoro ou Brigadeiro-General, com mandato de três anos e escolhido rotativamente entre a Marinha, Força Aérea e a GNR, nomeado em despacho conjunto da Defesa Nacional e da Administração Interna, ficando na dependência hierárquica do comandante do IUM.
Conselho de Ministros aprova decreto-lei para criar Unidade Politécnica Militar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.