Sábado – Pense por si

Como Portugal pode combater o discurso de ódio?

Carolina R. Rodrigues 02 de outubro de 2018 às 22:01

O relatório da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância deixa recomendações a Portugal para combater o discurso de ódio. Uma delas passa por não apresentar uma perspectiva unilateral da época dos Descobrimentos na escola e estudar também a violência cometida contra os povos indígenas.

Em 14 pontos dedicados ao combate do discurso de ódio em Portugal, o relatório da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI)  - um organismo independente que monitoriza os direitos humanos em 47 países da Europa – engloba várias áreas humanas onde o fenómeno se repete: no meio escolar, no mundo online, no jornalismo e nas entidades judiciais. Recorrendo a exemplos positivos e negativos, o relatório publicado esta terça-feira deixa várias recomendações que devem ser adoptadas pelo Governo português de forma a resolver este problema.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.