Sábado – Pense por si

Como Espinho se tornou um megaestaleiro

Paulo Vila 19 de janeiro de 2023 às 08:00

Centenas de apartamentos de luxo proliferam numa das mais pequenas cidades do País. É esta súbita vaga imobiliária e os seus autores que estão na mira da justiça.

Abalada pela detenção do presidente da câmara há, por estes dias em Espinho, duas certezas: não são de agora os problemas com licenciamentos urbanísticos, nem Miguel Reis será o único responsável político pelo que aconteceu. “Isto vai dar pano para mangas”, aponta à SÁBADO um espinhense – essa parece, de resto, ser a perceção generalizada na cidade. E já começou, com a prisão preventiva decretada ao ex-autarca e ao empresário Francisco Pessegueiro, embora seja grande a probabilidade de a investigação vir a fazer novos arguidos, entre eles o deputado Joaquim Pinto Moreira, que durante 12 anos presidiu à câmara de Espinho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.