Autarca de Coimbra diz estar "preocupado com o deficiente serviço de cobertura de Internet" em algumas freguesias do concelho, especialmente num contexto de pandemia em que o teletrabalho e o ensino à distância fazem parte do dia a dia.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra expressou, esta quinta-feira, preocupação face à débil cobertura assegurada pela Internet em algumas freguesias do concelho.
Câmara Municipal de CoimbraDR
Manuel Machado, que vai voltar a reclamar junto da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), indicou estar "preocupado com o deficiente serviço de cobertura de Internet, no atual contexto em que as comunicações digitais assumem particular relevância no teletrabalho e no ensino à distância".
O autarca reuniu-se com o presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando Santos, tendo o líder do Município ficado a saber que a instalação de fibra ótica por parte da Altice, há meio ano, não foi concluída e que o serviço de Internet por ADSL tem apresentado diversas limitações.
Segundo a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), "já em Abril de 2020 as autarquias encetaram diversos contactos com as operadoras de telecomunicações e a situação particular de Ceira foi exposta à ANACOM".
A Altice informou a principal autarquia de Coimbra do arranque da implantação da rede de fibra ótica em Ceira, Vendas de Ceira, Boiça e Lagoas, durante o mês de Agosto de 2020, mas Fernando Santos dá conta de que esse trabalho não foi concluído e, por isso, está por resolver o problema sentido pelas pessoas.
No atual contexto, em que o teletrabalho e o ensino à distância assumem maior relevância, Manuel Machado lamenta que "as operadoras não garantam a cobertura de Internet adequada e com qualidade suficiente para responder às necessidades da população".
"É inaceitável que por este motivo haja cidadãos prejudicados no seu trabalho ou na educação", alega o presidente da CMC.
A Câmara conimbricense, logo no terceiro período do anterior ano letivo, disponibilizou equipamentos informáticos aos alunos que deles necessitavam, de forma a assegurar igualdade de oportunidades no acesso à educação.
Volvidos 10 meses, a autarquia tem cerca de 1 300 equipamentos cedidos, a título de empréstimo, e prepara-se para adquirir mais 1 150 equipamentos (Internet e computadores portáteis) para fazer face a eventuais necessidades.
A CMC disponibiliza gratuitamente, ainda, uma plataforma online de apoio ao ensino à distância, a E@D.Coimbra, acessível por parte de todos os alunos e professores do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico (público) do concelho
Coimbra queixa-se à ANACOM de fraca cobertura pela Internet
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O discurso do “combate à burocracia” pode ser perigoso se for entendido de forma acrítica, realista e inculta, ou seja, se dispensar os dados e evidências e assentar supostas verdades e credibilidades em mitos e estereótipos.
Campanhas dirigidas contra Mariana Mortágua mais não são do que inequívocos actos de misoginia e homofobia, e quem as difunde colabora com o que de mais cobarde, vil e ignóbil existe na sociedade portuguesa.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.