Sábado – Pense por si

Climáximo volta a bloquear trânsito, desta vez na Avenida de Roma

Este é o quarto dia consecutivo em que o grupo protesta contra as alterações climáticas. Destas ações já resultaram várias detenções.

Quatro ativistas do grupo Climáximo bloquearam na manhã desta sexta-feira o trânsito na Avenida de Roma, em Lisboa. O protesto ocorreu por volta das 11h, sendo assim o quatro dia consecutivo em que o grupo suspende a normalidade da circulação rodoviária.

Climáximo / Instagram

Já na quinta-feira os ativistas tinham pintado a fachada da sede daREN, em Lisboa, por acreditarem que a empresa "declarou guerra à sociedade e ao planeta".

A este protesto somaram-se ainda outros como o bloqueio darua de São Bento, na passada quarta-feira, e daSegunda Circularno sentido Benfica-Aeroporto, que ocorreu na manhã de terça-feira. Em ambas as acções, o grupo de ativistas sentou-se no chão das estradas, obstruindo assim as vias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.