Sábado – Pense por si

Detidos ativistas pelo clima que cortaram a Segunda Circular

Meios da PSP estão a ser mobilizados ao local. Depois do corte da estrada, ativistas penduraram-se na ponte pedonal que atravessa a Segunda Circular.

Um grupo de ativistas climáticos, daClimáximo, bloqueou o trânsito na Segunda Circular, em Lisboa, na manhã desta terça-feira, no sentido Benfica-Aeroporto. Todos foram detidos pela Polícia de Segurança Pública.

O protesto, junto à sede da Galp, começou pelas 9h00 e acabou por ser travado por condutores que empurraram os manifestantes para fora da estrada.

De acordo com as imagens das câmaras da Infraestruturas de Portugal, a PSP não teve qualquer intervenção.

Foram mobilizados meios da PSP para o local, que acabaram por deter elementos do grupo.

Depois de terem sido retirados da estrada, dois dos ativistas penduraram-se na ponte pedonal que atravessa a Segunda Circular, enquanto oito dos companheiros do protesto foram imediatamente detidos. Estes dois acabaram por ser retirados por uma grua dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.

A carregar o vídeo ...

A circulação continua condicionada. O protesto causou extensas filas de trânsito.

AClimáximotem marcada uma apresentação pública para esta terça-feiras pelas 19h00 no Sirigaita.

View this post on Instagram

A post shared by Clima´ximo (@climaximopt)

Em atualização

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.