Sábado – Pense por si

Chega reúne Conselho Nacional sexta-feira para analisar resultados das europeias

Nas europeias de 09 de junho, o Chega elegeu dois eurodeputados, António Tânger Corrêa e Tiago Moreira de Sá.

O Chega vai reunir na sexta-feira à noite o Conselho Nacional, órgão máximo entre convenções, para analisar os resultados das eleições europeias e ratificar a adesão ao grupo político europeu Patriotas pela Europa.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

De acordo com a convocatória divulgada no 'site' do partido, a ordem de trabalhos tem três pontos: "análise dos resultados das eleições europeias"; "integração em grupo europeu"; "outros assuntos".

Esta reunião ordinária do Conselho Nacional do Chega vai decorrer na sexta-feira, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.

O 18.º Conselho Nacional do Chega tem início previsto para as 21:00. Antes do arranque da reunião que decorre à porta fechada, o líder do partido, André Ventura, vai prestar declarações aos jornalistas.

Nas europeias de 09 de junho, o Chega elegeu dois eurodeputados, António Tânger Corrêa e Tiago Moreira de Sá.

Nesta que foi a primeira vez que concorreu a eleições deste tipo, o partido ficou aquém do objetivo estabelecido por André Ventura, que chegou a almejar ficar à frente do PS e vencer estas eleições.

No início do mês, o Chega decidiu que os eleitos do partido iriam integrar o novo grupo político Patriotas pela Europa no Parlamento Europeu, deixando a família política à qual pertencia, Identidade e Democracia.

Em declarações aos jornalistas na altura, André Ventura indicou que a decisão foi tomada pela Direção Nacional e que o Conselho Nacional - órgão máximo entre convenções - "apenas ratifica a decisão".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.