Sábado – Pense por si

Ventura e o perigo dos soberanistas

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 26 de junho de 2024 às 23:00

Aliados europeus do Chega desvalorizam criação de novo grupo da AfD. Em reunião, o partido português apelou à oposição a Costa.

Bruxelas, 12 de junho. Os deputados André Ventura, presidente do Chega, e Ricardo Regalla, titular da pasta das relações internacionais no partido, juntam-se à mesa com os principais colegas da família europeia Identidade e Democracia (ID). Sentada ao lado da francesa Marine Le Pen, do Reagrupamento Nacional (RN), a comitiva do Chega expressou aos demais líderes europeus as suas preocupações: não apoiar António Costa para a presidência do Conselho Europeu e reagir contra a criação de Os Soberanistas, um novo grupo de extrema-direita no Parlamento Europeu liderado pela Alternativa para a Alemanha (AfD), apurou a SÁBADO junto de fonte da direção do Chega. Problema: na reunião, os aliados europeus desvalorizaram os apelos de Ventura, nomeadamente sobre a recém-criada força liderada pela AfD.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.