NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Em fevereiro um grupo de generais das Forças Armadas endereçou uma carta ao Presidente onde falavam de um "processo de desconstrução e pré-falência", "dificuldades inéditas", e mínimos de efetivo "nunca verificados".
O líder parlamentar doCDS-PP, Telmo Correia, considerou hoje que as Forças Armadas atravessam uma "situação insustentável" e "gravíssima", depois de um grupo de generais ter assinado uma carta que dá conta do estado de "pré-falência" daDefesa Nacional.
A 22 de fevereiro, o Diário de Notícias dava conta que um grupo de generais das Forças Armadas endereçou uma carta de oito páginas ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, onde falavam de um "processo de desconstrução e pré-falência", "dificuldades inéditas", e mínimos de efetivo "nunca verificados".
Citando a carta, o jornal aponta que os oficiais falam igualmente numa "situação em geral grave, mas no caso do Exército é de emergência institucional" e em "dificuldades de sustentação e manutenção".
Hoje, no debate quinzenal com o primeiro-ministro, que decorreu na Assembleia da República, em Lisboa, o líder parlamentar do CDS referiu que "recentemente veio a público uma carta assinada por oficiais generais na reserva", que "denuncia uma situação insustentável nas Forças Armadas e, particularmente, no Exército".
"Qual é a resposta do Governo a essa matéria, como é que tenciona, se é que tenciona, tentar reverter essa situação gravíssima das nossas Forças Armadas?", questionou.
Em resposta, o primeiro-ministro, António Costa, assinalou que a questão está a ser acompanhada da forma que o Governo trata "normalmente, executando a Lei da Programação Militar" e o plano "em matéria de efetivos para responder às necessidades efetivas das Forças Armadas".
CDS considera "insustentável" e "gravíssima" situação das Forças Armadas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."