O PR voltou a apresentar Portugal como um país com excelentes infra-estruturas e condições naturais privilegiadas
O Presidente da República sublinhou hoje o reconhecimento das instituições internacionais face às reformas estruturais em curso e aos compromissos assumidos pelas autoridades portuguesas.
Numa intervenção na abertura do Fórum Empresarial Roménia-Portugal, que começou esta manhã em Bucareste, o chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, voltou a lembrar os resultados que têm sido alcançados na economia portuguesa, com o défice controlado, o desemprego a baixar e o investimento a crescer.
Repetindo parte da intervenção feita há dois dias em Sófia, perante empresários búlgaros, o chefe de Estado aludiu às reformas estruturais em curso, como a flexibilização da legislação laboral e os incentivos para melhorar a inovação e a competitividade empresarial, vincado o reconhecimento das instituições aos passos dados.
"As instituições internacionais reconhecem que as reformas estruturais estão no caminho certo e que as autoridades portuguesas têm demonstrado grande transparência e comprometimento no processo", sublinhou.
Tal como na Bulgária, o Presidente da República apresentou Portugal como um país com uma "economia aberta", com excelentes infra-estruturas, condições naturais privilegiadas e recursos humanos altamente qualificados.
"Somos um país acolhedor e seguro, com uma extensa e bonita costa e também paisagens fascinantes", disse, destacando igualmente a "excelente gastronomia e vinhos".
Apesar de já existir uma forte presença de empresários portugueses com negócios na Roménia - com mais de 100 empresas a operar naquele país do leste europeu - o Presidente da República incentivou portugueses e romenos a desenvolverem novas parcerias e investimentos, por forma a aumentarem as trocas comerciais.
Em 2009, as exportações para a Roménia já atingiam os 240 milhões de euros, com as importações a rondarem os 131 milhões.
Cavaco: "As reformas estruturais estão no caminho certo"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.