Sábado – Pense por si

Catarina Martins está preocupada com o próximo ano letivo

20 de junho de 2020 às 20:22
As mais lidas

"Não podemos começar o próximo ano letivo nas condições em que fizemos este", avisou a coordenadora do Bloco de Esquerda.

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, mostrou-se hoje preocupada com a forma como o Governo está a tratar o próximo ano letivo, lamentando que as escolas ainda não tenham indicações do que vai acontecer.

"Não podemos começar o próximo ano letivo nas condições em que fizemos este, porque, por muito que elogiemos, e devemos elogiar, o esforço que foi feito, sabemos que não é assim que pode funcionar a escola", afirmou aos jornalistas, em Tondela.

Na sua opinião, "é muito preocupante que as escolas ainda não tenham indicações sobre o que vai acontecer".

Catarina Martins referiu que, no orçamento suplementar, o BE "está a propor já a contratação de mais pessoal, porque as escolas precisam muito de pessoal para poderem funcionar com segurança no próximo ano letivo".

"E agendámos no Parlamento um debate sobre o novo ano letivo", acrescentou.

O BE pretende, por exemplo, "reduzir o número de alunos por turma, que é a única forma de garantir que as escolas funcionam com segurança face a uma pandemia" que não estará terminada em setembro.

Essa redução "também permite que aqueles alunos que foram mais prejudicados com o encerramento das escolas tenham mais acompanhamento para recuperarem aquelas aprendizagens em que não tiveram a hipótese de evoluir naquele tempo", argumentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?