O busto de Robert Baden-Powell, fundador mundial do escutismo, foi inaugurado em julho de 2004 numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra.
Um busto do fundador do escutismo, Baden-Powell, instalado numa rotunda de Coimbra foi hoje decepado, denunciou o núcleo regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que repudiou aquela vandalização.
Em nota enviada à agência Lusa, o Núcleo Centro-Norte da Região de Coimbra do CNE sustenta que a vandalização do busto em pedra calcária ocorreu na madrugada de hoje, numa rotunda localizada na zona de Santa Clara.
"Os atos de manifestação não se realizam com vandalismo. Qualquer tipo de manifestação tem que ser ordeira, sob pena de perder toda a credibilidade", refere o comunicado dos Corpo Nacional de Escutas, assinado pelo chefe de núcleo, Frederico Marques dos Santos.
"Uma sociedade civilizada não se coaduna com este tipo de práticas. Não vivemos numa anarquia. Não temos a capacidade nem o direito de 'apagar' o passado. Mas, somos todos responsáveis por 'escrever' o presente", acrescenta o comunicado.
De acordo com informação publicada na página internet da Direção-Regional de Cultura do Centro, o busto de Robert Baden-Powell, fundador mundial do escutismo, foi inaugurado em julho de 2004 numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, Junta de freguesia de Santa Clara e Agrupamento 162 do CNE.
O monumento, em pedra calcária e de arte contemporânea, é da autoria do escultor Armando Martinez.
Segundo o jornal The Telegraph, as estátuas de Baden-Powell têm sido alvo dos manifestantes relacionados com o movimento Black Lives Matter devido às suas ligações aos nazis e à programa da juventude hitleriana.
Busto de Baden-Powell vandalizado em Coimbra, denunciam escuteiros
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.