A vítima, um bombeiro da corporação de Sendim, ficou entalada entre o veículo e uma árvore e está hospitalizada "estável, consciente e orientada".
Umbombeirode 33 anos ficou esta segunda-feira gravemente ferido ao ser atingido por uma viatura durante o combate a um incêndio em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.
A vítima, um bombeiro da corporação de Sendim, no concelho deMiranda do Douro, ficou entalada entre o veículo e uma árvore e está hospitalizada "estável, consciente e orientada", de acordo com informações avançadas à Lusa pelo comando distrital de Operações de Socorro (CDOS).
Segundo o comandante, Noel Afonso, o acidente ocorreu ao início da manhã de hoje. O veículo que se encontrava parado a apoiar as operações de combate ao incêndio ter-se-á destravado e atingiu o bombeiro com a traseira.
A vítima ficou entre o veículo e uma árvore, apresentando lesões "com alguma gravidade", de acordo com o comandante doCDOS, nomeadamente um traumatismo torácico e suspeita de traumatismo cranioencefálico.
O ferido foi encaminhado para o Hospital de Vila Real, onde se encontra internado.
O acidente ocorreu no combate aoincêndio florestalque consume mato, desde a tarde de domingo, na zona de Pinhal do Douro, concelho de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.
O fogo está "em resolução" e o combate concentra um número elevado de meios aéreos devido aos difíceis acessos, como indicou à Lusa o segundo comandante do CDOS, Rómulo Pinto.
"Tem zonas inacessíveis a meios terrestres", afirmou, explicando que o combate no terreno tem sido feito com a ajuda de duas máquinas de rastos, uma do município de Carrazeda de Ansiães e outras dos bombeiros de Torre de Moncorvo, para abrir acessos.
O combate tem sido feito com recurso sobretudo a pessoal apeado, nomeadamente aos sapadores florestais, de acordo ainda com o segundo comandante.
Este incêndio concentrava, às 11:15, 77 operacionais, 27 veículos e três meios aéreos, como informava a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
Bombeiro gravemente ferido em acidente em Carrazeda de Ansiães
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.