NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O executivo propôs aos parceiros sociais um aumento do salário mínimo nacional de 30 euros, para os 665 euros.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou hoje que o aumento do salário mínimo nacional em 30 euros proposto pelo Governo é o "mínimo dos mínimos" e traduz aquilo que já estava previsto .
O executivo propôs aos parceiros sociais um aumento do salário mínimo nacional de 30 euros, para os 665 euros, de acordo com a informação que está a ser avançada por vários meios de comunicação.
"O salário mínimo no nosso país é muito baixo. Julgo que cumprir o que está no programa do governo é o mínimo dos mínimos", afirmou a líder bloquista, à margem de uma reunião com a Associação de Comerciantes do Porto.
Reiterando que ao aumentar em 30 euros o salário mínimo nacional, o Governo "não está a fazer nem mais, nem menos daquilo que estava previsto", a coordenadora do BE lembrou que outros países reagiram de forma diferente à crise, como é o caso de Espanha.
"Em Espanha, decidiram, para responder à crise, fazer um aumento maior do salário mínimo nacional e, portanto, aumenta a divergência entre o nosso país e Espanha", apontou.
Atualmente, o salário mínimo nacional é de 635 euros e o Governo, que tem como objetivo atingir os 750 euros no final da legislatura, já admitiu que a sua proposta poderá ir além dos 659 euros.
No final de setembro, o Governo auscultou os parceiros sociais sobre o aumento do salário mínimo nacional e adiantou que a subida para 2021 teria de ser inferior à deste ano, 35 euros.
Embora na altura não tenha sido discutido um valor em concreto, as confederações patronais contestaram o aumento do salário mínimo nacional, argumentando com as dificuldades económicas que as empresas atravessam devido à pandemia da covid-19.
A UGT defende um aumento de 35 euros e a CGTP reivindica uma subida para 850 euros a curto prazo.
Em meados de outubro, o primeiro ministro referiu publicamente a possibilidade de um aumento do salário mínimo nacional de 23,75 euros, o correspondente à média dos aumentos dos últimos cinco anos, o que fixaria esta remuneração nos 658,75 euros.
O Governo tem competência para fixar o valor anual do salário mínimo nacional, depois de ouvir os parceiros sociais.
BE considera que aumento do salário mínimo de 30 euros "é o mínimo do mínimos"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.