Proteção Civil aconselha "máxima precaução" para todos os banhistas que frequentem as praias do concelho.
A bandeira vermelha foi hasteada em várias praias do concelho da Lourinhã, no distrito de Lisboa, devido ao aparecimento de 'caravelasportuguesas', informou esta segunda-feira a Proteção Civil municipal.
"Estão a ser hasteadas bandeiras vermelhas em algumas das praias do concelho onde foram avistadas 'caravelas portuguesas'", refere a Proteção Civil municipal em comunicado.
Segundo a autarquia, as 'caravelas portuguesas' têm vindo a dar à costa em váriaspraiasdo concelho do distrito de Lisboa.
A bandeira vermelha foi hasteada hoje nas praias do Areal e Areia Branca e, no domingo, em Porto Dinheiro, podendo ser hasteada nos próximos dias noutros areais do concelho.
Na semana passada, foi ainda içada na Areia Branca, mas devido ao aparecimento de medusas.
O comandante da Capitania de Peniche, Vasco Cristo, disse à agência Lusa que as 'caravelas portuguesas' têm surgido, nas últimas semanas, em praias da Lourinhã e também de Torres Vedras.
A Proteção Civil aconselha "máxima precaução" para todos os banhistas que frequentem as praias do concelho e alerta para "os cuidados a ter na presença destes organismos".
A 'caravela-portuguesa' apresenta uma forma de balão de cor azul e, por vezes, tons lilás e rosa, flutua à superfície da água, é influenciada por ventos e correntes superficiais.
Já as medusas são organismos gelatinosos comuns nas águas portuguesas, apresentam um diâmetro entre um a sete centímetros.
Os tentáculos de ambas as espécies são urticantes e podem provocar queimaduras graves.
Bandeira vermelha em praias da Lourinhã devido a caravelas portuguesas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.