Os consumidores recebem as suas bebidas em copos reutilizáveis, mediante o pagamento de um depósito que é totalmente reembolsado no momento da devolução.
Vários bares do Bairro Alto, em Lisboa, acolhem a partir de quinta-feira a primeira rede de cinco máquinas de devolução de copos reutilizáveis para combater o desperdício, anunciou esta quarta-feira a empresa TOMRA.
Bairro Alto implementa sistema de reutilização de copos para combater o desperdício
"Cada copo reutilizável, se fizer parte de um sistema que minimiza a perda, substitui um descartável, evitando o desperdício, as emissões e a logística associada às embalagens de uso único", disse, citado em comunicado, o gerente de desenvolvimento de negócios da empresa de soluções para a economia circular, TOMRA, Rui Quadrado, uma das organizações fundadoras do sistema CopoMais.
Em comunicado, a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a TOMRA, indicam que após os bons resultados do teste realizado no verão junto dos quiosques do Príncipe Real e Praça de São Paulo, chegou a vez de vários bares do Bairro Alto acolherem o modelo de depósito e devolução de copos reutilizáveis.
A iniciativa, que resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa, a TOMRA Reúse e a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, visa combater o desperdício de plástico.
Segundo a TOMRA, os consumidores recebem as suas bebidas em copos reutilizáveis, mediante o pagamento de um depósito (0,50 euros) que é totalmente reembolsado no momento da devolução, bastando encostar o cartão ou telemóvel no ponto de recolha.
A iniciativa pretende, também, reduzir as emissões e introduzir um modelo de reutilização inteligente no setor da restauração e vida noturna da cidade.
"Este projeto demonstra a disponibilidade do alojamento e da restauração de trabalhar lado a lado com a inovação tecnológica e com as autarquias. É muito relevante ver os bares e restaurantes de Lisboa na linha da frente, reduzindo custos para a comunidade e para o planeta, ao mesmo tempo que elevam a experiência do cliente", destacou o presidente da AHRESP, Carlos Moura.
No inicio de 2026, está previsto que estejam construídas 17 máquinas nas zonas críticas do Bairro Alto, ou seja, nos locais com mais bares e restaurantes onde vão mais copos de plástico para o lixo.
Nos dias em que mais pessoas vão sair à noite, como nas sextas-feiras e nos fins de semana são utilizados cerca de 25.000 copos de plástico nas zonas de diversão de Lisboa, sendo esta a primeira capital europeia a implementar um sistema de copos reutilizáveis em toda a cidade, segundo a TOMRA.
"Apesar de muitos copos serem vendidos como 'reutilizáveis', até agora não existia um sistema que assegurasse a recolha, limpeza e recirculação eficaz desses recipientes", refere a empresa tecnológica.
A implementação do sistema segue-se à regulamentação de 2024 da Câmara Municipal de Lisboa que proíbe o uso de copos de plástico descartáveis.
O sistema de copos tornou-se uma solução para os proprietários que foram afetados pela legislação.
"Percebemos que sem um sistema em vigor, não obteríamos quaisquer ganhos ambientais -- os copos continuariam a sujar a rua. O sistema CopoMais facilita o cumprimento dos regulamentos municipais sem comprometer a logística ou a satisfação do cliente", disse o proprietário do Bar El Latino, Ricardo Tavares, um dos cinco estabelecimentos no Bairro Alto que vende bebidas em CoposMais.
O sistema foi apresentado durante a cimeira "Lisboa a Reutilizar", no Museu do Design e da Moda (MUDE).
Em junho foi lançado um projeto-piloto do sistema com duas máquinas, uma na Praça do Príncipe Real e outra no largo de são Paulo, em Lisboa.
O teste durou 54 dias e foram devolvidos 14.000 copos, ou seja, uma taxa devolução de 95%.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse, citado em comunicado que, espera que mais sítios consigam "tornar a reutilização a nova normalidade".
Bairro Alto com sistema de reutilização de copos a partir de quinta-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A introversão não é defeito, é um Superpoder no ambiente certo! De certeza conhece pessoas introvertidas poderosas, como Albert Einstein, Warren Buffett, Bill Gates ou Mark Zuckerberg.
Por ter quebrado promessas e não ter até agora estado à altura de responder ao desafio de lutar "pela alma do nosso país" é de antever o pior para Keir Starmer.
Enquanto nos digladiamos com as frivolidades quotidianas, ignoramos um problema de escassez estrutural que tratará de dinamitar as nossas parcas possibilidades de liderarmos o pelotão da economia do futuro, para a qual não estamos minimamente preparados.