NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Os consumidores recebem as suas bebidas em copos reutilizáveis, mediante o pagamento de um depósito que é totalmente reembolsado no momento da devolução.
Vários bares do Bairro Alto, em Lisboa, acolhem a partir de quinta-feira a primeira rede de cinco máquinas de devolução de copos reutilizáveis para combater o desperdício, anunciou hoje a empresa TOMRA.
Bairro Alto implementa sistema de reutilização de copos para combater o desperdício
Em comunicado, a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a TOMRA, empresa de soluções para a economia circular, indicam que após os bons resultados do teste realizado no verão junto dos quiosques do Príncipe Real e Praça de São Paulo, chegou a vez de vários bares do Bairro Alto acolherem o modelo de depósito e devolução de copos reutilizáveis.
Segundo a TOMRA, os consumidores recebem as suas bebidas em copos reutilizáveis, mediante o pagamento de um depósito [0,60 cêntimos] que é totalmente reembolsado no momento da devolução, bastando encostar o cartão ou telemóvel no ponto de recolha.
A iniciativa, que resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa, a TOMRA Reúse e a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, visa combater o desperdício de plástico.
Pretende, também, reduzir as emissões e introduzir um modelo de reutilização inteligente no setor da restauração e vida noturna da cidade.
O "sistema é alimentado pela tecnologia 'Rotake' da TOMRA, um modelo completo de reutilização que inclui rastreamento digital, recolha de copos, higienização e redistribuição".
A empresa gere todo o ciclo de vida dos copos para garantir eficiência, higiene e desempenho ambiental e adianta que todas as noites são utilizados cerca de 25.000 copos nas zonas de diversão de Lisboa.
"Apesar de muitos copos serem vendidos como 'reutilizáveis', até agora não existia um sistema que assegurasse a recolha, limpeza e recirculação eficaz desses recipientes", acrescenta.
A implementação do sistema segue-se à regulamentação de 2024 da Câmara Municipal de Lisboa que proíbe o uso de copos de plástico descartáveis.
O sistema foi apresentado durante a cimeira "Lisboa a Reutilizar", no Museu do Design e da Moda (MUDE).
Bairro Alto com sistema de reutilização de copos a partir de quinta-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.