Sábado – Pense por si

Autoridades tentam encontrar origem de ribeiro de águas negras em Santo Tirso

09 de agosto de 2018 às 15:07
As mais lidas

Vão estar durante a tarde no ribeiro equipas da APA e do SEPNA para "analisaram a água".

Equipas da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SPENA) da GNR vão hoje tentar determinar a causa do ribeiro de águas negras em Santo Tirso, revelou a Guarda.

Fonte da GNR indicou à agência Lusa que o ribeiro de Luvazim, que desagua no rio Vizela, naquele concelho do distrito do Porto, surgiu na quarta-feira poluído, ao que tudo indica "devido a uma descarga ilegal".

"Segundo apurámos no local, o ribeiro apresentava uma cor negra", razão pela qual "serão feitas outras diligências a fim de tentar perceber o que se está a passar", acrescentou a fonte.

Para o efeito, vão estar durante a tarde no ribeiro equipas da APA e do SEPNA para "analisaram a água" e tentar "descobrir a origem da descarga ilegal", acrescentou a fonte da Guarda.

A notícia de uma descarga ilegal no ribeiro foi hoje divulgada pelo Jornal de Notícias, que cita moradores da freguesia da Vila das Aves que afirmam serem as "descargas recorrentes" e que, "pelo menos há dez anos" que a água "corre às cores".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.