Sábado – Pense por si

Ativistas hasteiam bandeira da Palestina e pintam fachada da Câmara Municipal de Lisboa

Pretendem denunciar "apoio incondicional de Carlos Moedas a um projeto colonial que, há mais de 75 anos, tem por base a limpeza étnica do povo palestiniano".

Os ativistas do Coletivo pela Libertação da Palestina, Climáximo e a Greve Estudantil de Lisboa hastearam, esta sexta-feira, a bandeira da Palestina na Câmara Municipal de Lisboa, prenderam uma faixa com a frase "Palestina Livre" e ainda pintaram a fachada do edifício, segundo comunicado a que o CM teve acesso.

O sucedido deve-se, segundo os ativistas, como denúncia do "apoio incondicional de Carlos Moedas a um projeto colonial que, há mais de 75 anos, tem por base a limpeza étnica do povo palestiniano".

Ativistas pintam a fachada da Câmara Municipal de Lisboa
Ativistas pintam a fachada da Câmara Municipal de Lisboa
Ativistas pintam a fachada da Câmara Municipal de Lisboa
Ativistas pintam a fachada da Câmara Municipal de Lisboa

"As posições e ações do presidente da CML tornam-no e à autarquia cúmplices do genocídio que, há mais de dois meses, o regime israelita leva a cabo na Palestina", refere o comunicado.

"Não podemos consentir com instituições que celebram um regime de apartheid, apoiando este genocídio. Não estando sequer o mínimo garantido — o corte diplomático e de todas as relações económicas e políticas entre a CML e o regime sionista", acrescentam os ativistas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.