Sábado – Pense por si

Assaltantes que invadiram escola em Lagos já foram ouvidos e vão ser enviados para Espanha

As autoridades espanholas procuravam os quatro homens por serem suspeitos de "associação criminosa, tráfico de droga, burla, tráfico e posse de armas de guerra e explosivos".

Os quatroassaltantes que invadiram a Escola Primária do Bairro Operário, em Lagos, na passada sexta-feira já foram "apresentados no Tribunal da Relação de Évora" e ouvidos por um juiz, tendo ficado detidos enquanto esperam a "entrega" a Espanha, onde eram procurados.

Depois de serem ouvidos pela PSP uma primeira vez ainda chegaram a ser libertados, mas devido à sua origem espanhola a polícia entrou em contacto com as autoridades vizinhas para saber se eram conhecidas mais informações e tomou conhecimento que os suspeitos eram criminosos "perigosos", o que originou uma segunda detenção poucas horas depois.

A situação levou as autoridades espanholas a emitirem Mandados de Detenção Europeus por "associação criminosa, tráfico de droga, burla, tráfico e posse de armas de guerra e explosivos", de forma que fosse possível que os suspeitos fossem detidos enquanto aguardam pela "entrega ao estado requerente", conforme explicou a presidente do Tribunal da Relação de Évora, Albertina Pedroso, em comunicado.

Recorde-se que na passada sexta-feira foi noticiado que quatro homens que estavam em fuga das autoridades portugueses por suspeitas de furtos em residências tentaram entrar na Escola Primária do Bairro Operário, em Lagos, tendo originado disparos para o ar perto das instalações da escola. Um dos suspeitos foi mesmo "atingido por um disparo de arma de fogo num pé", referiu a PSP.

A fuga terá começado num carro, mas ao perceberem que estavam encurralados os suspeitos iniciaram uma fuga a pé e alguns deles saltaram o gradeamento da escola, tendo conseguido entrar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro