O Ministério Público já anunciara a intenção de introduzir a disciplina nas escolas. Escolas interessadas têm cinco dias para apresentar propostas
As escolas públicas têm até terça-feira para apresentar uma proposta ao ministério para poder começar a ensinar mandarim aos alunos do secundário a partir de Setembro, segundo um despacho publicado em Diário da República.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) decidiu avançar com um projecto-piloto destinado a ensinar mandarim aos alunos dos cursos Cientifico-Humanísticos.
Assim, no próximo ano lectivo, os estudantes vão poder escolher mandarim "como uma das opções de Língua Estrangeira III na componente de formação geral e/ou componente de formação específica", lê-se no despacho assinado pelo ministro da Educação na passada terça-feira e publicado em Diário da República (D.R.) no dia seguinte.
O MEC já tinha anunciado a intenção de introduzir esta disciplina nas escolas e falava-se que deveria ficar disponível para cerca de 500 alunos.
O diploma agora publicado diz que as escolas interessadas têm até à próxima terça-feira para apresentar uma proposta à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGestE) e que, depois, caberá aos serviços do MEC decidir quais os estabelecimentos que irão ter esta oferta.
O projecto-piloto deverá ser implementado nas escolas "distribuídas pelas áreas geográficas correspondentes às unidades orgânicas desconcentradas de âmbito regional da DGestE", define o diploma.
As escolas podem, a título condicional, começar a aceitar matrículas na disciplina, sendo que as turmas de mandarim só podem abrir se tiverem um mínimo de 20 alunos, refere o diploma.
O despacho assinado por Nuno Crato acrescenta ainda que o projecto-piloto poderá ser alargado a partir do ano lectivo de 2016/2017.
Alunos vão aprender mandarim já no próximo ano lectivo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.