Sábado – Pense por si

Acusado de terrorismo. Como vai ser o futuro de João R.?

Com Síndrome de Asperger, teve acompanhamento médico até ir estudar para Lisboa, longe da família. É suspeito de planear um atentado na universidade.

Assim que a juíza lhe decretou prisão preventiva, na última sexta-feira, João R., de 18 anos, indiciado por terrorismo e posse de arma ilegal, foi levado para o Estabelecimento Prisional de Lisboa. Mas a magistrada deixou uma indicação clara que levou à sua transferência, na mesma tarde, para o hospital-prisão de Caxias: os serviços prisionais tinham de dar ao arguido todas as condições médicas atendendo ao diagnóstico apresentado pelo advogado em tribunal. João R. sofre de síndrome de Asperger e foi acompanhado na consulta de autismo, no Hospital Pediátrico de Coimbra, até agosto. Ao que aSÁBADOconseguiu apurar, deixou de ter este apoio quando atingiu a maioridade - um mês antes de ter saído da Batalha, onde sempre viveu com os pais, para um quarto alugado em Lisboa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.